ATPS Projeto Multidisciplinar III
Por: jmoreira23 • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.698 Palavras (11 Páginas) • 396 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
CAMPUS MARTE
Projeto Multidisciplinar III
JULIANA MOREIRA RA: 5730138033
TAIS SALLUM RA: 6366174152
NATALIA WENZEL R.A.: 1299752641
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação do professor-tutor à distância Alessandra Ramos.
SÃO PAULO
2014
ATPS Projeto Multidisciplinar III
Etapa I
O texto relata a importância da introdução do desenvolvimento de projetos no campo escolar e educacional. Do aprendizado através do desenvolvimento de projetos, pois propicia desenvolvimento da autonomia do aluno e construção do conhecimento de distintas áreas do saber, pois estes auxiliarão no desenvolvimento e raciocínio do aluno levando-o a destacar problemáticas e temas a serem investigados e desenvolvidos.
Trata-se de uma nova cultura de aprendizado e pretende melhorar o sistema educacional existente. Os principais pontos a serem destacados são:
- Atender as demandas da sociedade;
-Considerar as expectativas necessidades e potencialidades dos alunos;
- Criar espaço para que o professor e o aluno tenham autonomia para desenvolverem e construírem o processo de aprendizagem de forma cooperativa, trocas recíprocas e liberdade responsável;
- Desenvolver capacidade de trabalhar em equipe, tomar decisões e comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas de situações contextuais relacionadas aos assuntos acadêmicos a serem desenvolvidos;
- Desenvolver a habilidade de aprender baseado na forma que cada um pode construir seu conhecimentos, integrando conteúdos e habilidades;
- Incorporar novas tecnologias não apenas para expandir o acesso a informação atualizada, mas principalmente desenvolver uma nova cultura de aprendizado;
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito:
Enfatiza também que uma das principais temáticas que vem sendo discutidas no cenário educacional é o trabalho por projetos.
Baseia-se no construcinismo que significa a construção do conhecimento baseada na realização na produção de um produto do conhecimento e do saber. Um produto paupavel de interesse pessoal de quem produz.
Destaca que na pedagogia de projetos o aluno desenvolve o dom de construir, produzir, levantar duvidas, pesquisar e criar relações que incentivem novas buscas, descobertas e compreensões e reconstrução de conhecimento.
Existem três aspectos fundamentais que o professor tem que considerar ao trabalhar com projetos:
- A possibilidade de desenvolvimento do seus alunos
- As dinâmicas sociais do contexto que atua
- e as possibilidades da sua mediação pedagógica
O trabalho com projetos requer mudança na concepção do processo de ensino e aprendizagem e consequentemente na postura do professor.
Enfatiza que o trabalho com projetos deve ser uma nova maneira de repensar a escola e o processo de ensino e aprendizagem.
Nesse sentido é necessário que o professor tenha abertura e flexibilidade para realizar a sua prática e as estratégias pedagógicas, com vistas a propiciar o aluno reconstrução do conhecimento. O compromisso do professor é saber quando, como e porque desenvolver determinadas ações pedagógicas para isso é fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica.
Outra questão importante refere-se ao tempo de duração do projeto, uma vez que o professor segue o calendário e o ano letivo da escola.
Por tanto é importante que o projeto tenha inicio, meio e fim, inclusive para que o aluno desenvolva e conclua seu trabalho, pois é a partir do fim que o aluno tem a chance de começar novamente, outro projeto, pensar e transformar um novo tema.
Valente, jose Armando refere-se a repensar situações de aprendizagem e construir conhecimentos.
Nada impede que o aprendiz possa produzir conhecimento, desenvolvendo projetos, porém estas precisam de auxilio e ajuda de pessoas mais experientes e entendidas no assunto que possam facilitar o processamento da informação, organização de modo a tornar esse processo mais acessível.
Com isso a idéia de projeto permeia todas as atividades e está presente em praticamente todas as propostas pedagógicas, como estratégia educacional, tem de fato ajudado e inovado algumas deficiências do ensino fundamental.
Nesse sentido o autor fala da importância do desenvolvimento de projetos na construção do conhecimento e para isso não preciso que toda vez que o aluno aprenda através do desenvolvimento de projetos que ele esteja necessariamente construindo idéias científicos, mas sim criando um novo modo de pensar e construir conhecimento, organizando pensamentos, ideias e raciocínios.
O desenvolvimento do projeto pode ser como pano de fundo para e ele trabalhar, pois juntos na construção do aprendizado através do projeto tem a oportunidade de respeitar e trabalhar a individualidade, limites, tempo e conhecimento de cada aluno.
Sendo assim o trabalho com projetos pelo professor acaba sendo um novo modelo educacional de construção do conhecimento.
A medida que o aluno constrói seu projeto, por exemplo, o professor pode discutir uma estratégia de como fazer coisas, discipliná-las. O professor deve estar preparado para saber intervir
...