ATPS Recrutamento e Seleção
Por: laudisia • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
Treinamento e Desenvolvimento Organizacional Atualmente nas organizações faz-se necessário a estimulação dos profissionais para um pleno conhecimento, direcionando-os para um diferencial estratégico, competitivo e de sucesso. Observamos que aumenta a necessidade da geração de informações e que as mesmas sejam úteis e significativas para que promovam o aprendizado individual e organizacional, produzindo assim melhores resultados. Entende –se ser importante ressaltar que treinamento e desenvolvimento são coisas distintas, por mais que possuam semelhanças e cheguem a utilizar técnicas em comum. Treinamento remete a um processo educacional de curto e médio prazo, aplicado de maneira organizada, por meio do qual as pessoas adquirem conhecimentos, posições e habilidades em função de objetivos previamente definidos dentro de uma instituição organizacional, com o propósito de aumentar a produtividade sem prejudicar ou influenciar em seus comportamentos. Já o desenvolvimento, está caracterizado mediante um processo dinâmico de melhoria, que implica em uma mudança na evolução, no crescimento, incremento e avanço de uma nova tecnologia. Entende-se também que as funções de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações adquire um papel de preparação de indivíduos para o exercício satisfatório de suas atividades, especificamente no cargo que ocupam. Ultimamente visualiza-se no treinamento e no desenvolvimento uma maneira eficaz para ampliação de competências que aumentam a produtividade e a criatividade, como também, à competitividade no atual mercado.
Verificamos também que com mudanças e um acelerado fluxo de informações, nesse contexto o Recursos Humanos das organizações é desafiada a exercer um papel cada vez mais dinâmico uma vez que por mais informatizada que venha a ser a organização, as pessoas que são responsáveis pelo produto final, às máquinas marca da tecnologia e as mais modernas, precisam das pessoas para opera-las, dessa forma homens motivos e devidamente capacitados. A área funcional da gestão de pessoas tem a importância estratégica, já que a organização de capacitação envolve a educação do homem para o trabalho, verificamos também que implica em incita-los a uma dinâmica de continuo aprendizado, fazendo com que permaneça atualizado, competitivo e pronto para encarar novos desafios no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Assim o desafio será investir em treinamento e desenvolvimento de forma assertiva ao invés de arriscar em programas que não agregam nada nos objetivos da organização. Observa- se também que o levantamento das necessidades de treinamento é um passo importante para que efetivamente tiver respostas às necessidades dos subsistemas administrativos, dependentes da qualidade dos programas de treinamento e desenvolvimento.
Observamos um método de avaliação das necessidades de treinamento com inclusão de ações como entender a relação entre auto e o hetero-avaliação, a fim de buscar novos conhecimentos e habilidades e a relação entre ambos. De acordo com varias situações como, tempo na função ou tempo de serviço, grau de ensino, estado civil entre outros fatores, foram desenvolvidos pesquisas de acordo com o método de analise do papel ocupacional, através de questionários aplicados entre os colaboradores verificou- se que os resultados sugeriram que a metodologia parecia ser adequada para avaliar as necessidades de treinamento vimos também que existe relação entre auto e hetero-avaliação de necessidades de treinamento, embora alguns colaboradores apontem maior necessidade de treinamento, nos seus funcionários do que em auto avaliações.
...