AULA PRINCIPIOS DAS CLASSES HOSPITALARES
Por: gleice1239 • 26/11/2018 • Relatório de pesquisa • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
Na Classe Hospitalar a criança deve ser sempre bem vinda e recebida, independente de possíveis limitações que de forma alguma devem ser encaradas como impedimento à sua participação nas atividades, portanto:
Escolha uma:
a. O professor da Classe Hospitalar deve ser um superprofissional, devendo dar fechamento ou abertura adequada para cada criança, caso contrário inviabilizará a aprendizagem.
b. Como na escola, a criança hospitalizada não precisa de um período de adaptação.
c. Quando a criança chega depois de já iniciada alguma atividade com as demais crianças do grupo, estratégias de inclusão são desnecessárias, ela não se sentirá perdida.
d. Se a criança precisar sair antes, estratégias de fechamento das atividades devem ser implementadas, a fim de que possa ter a idéia de que concluiu o que estava fazendo, e que havendo possibilidade, poderá retornar à sala de aula mais tarde ou no dia seguinte.
Questão 2
A Classe Hospitalar tem seu papel definido, assim como o professor. Como pesquisadores apontam a importância desse profissional no atendimento aos alunos hospitalizados?
Escolha uma:
a. A função do professor da Classe Hospitalar é manter o aluno ocupado.
b. O contato do professor da Classe Hospitalar com a escola de origem deve ser ocasional.
c. Cabe ao professor criar estratégias que favoreçam o processo de ensino aprendizagem, contextualizando com o desenvolvimento e experiências dos alunos. Estar capacitado para lidar com referências subjetivas, ter destreza e discernimento para atuar com planos, programas, constantemente reorientado pela situação especial e individual de cada criança, ou seja, o aluno da Classe Hospitalar.
d. O professor está lá para estimulá-los através de seus conhecimentos, das necessidades curriculares e brincadeiras em geral.
Questão 3
Todas as ações pensadas pelos professores, direcionadas aos alunos,devem ser cuidadosamente pensadas e planejadas. Os espaços, os materiais que devem ser adequados e higienizados, entretanto as ações do dia a dia não se resumem a tais funções, temos a responsabilidade de:
Escolha uma:
a. Responder por aspectos burocráticos sobre os alunos (leitura de prontuários para preenchimento de fichas de matrícula e registro das atividades e do desempenho daquele dia).
b. Disponibilizar os relatórios para a escola de origem, com texto claro e objetivo, pois através deste documento a escola estará ciente do desempenho do aluno com as atividades desenvolvidas, podendo fazer uma somatória com o que já foi produzido anterior a internação e conseguentemente atribuir uma nota.
c. Providenciar, seguindo o calendário escolar, a entrega dos relatórios que complementarão as informações ao Conselho de Classe, da escola de origem, a freqüência do aluno, destacando os dias em que recebeu o atendimento pedagógico educacional dos professores da Classe Hospitalar.
d. Todas as questões estão corretas.
Questão 4
As relações dos professores e os acompanhantes trazem benefícios, estão respaldados através da legalidade frente a Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), da Declaração dos direitos da Criança e do Adolescente (1991), a ABRAPIA- Associação Nacional Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (1993), Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados (1995) e Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e do Adolescente e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, considera-se que:
Escolha uma:
a. A família por causa da doença da criança, também se encontra internada, os hospitais não estão adaptados a esta nova realidade.
b. Não se afastando do seu papel pedagógico educacional, o professor pode orientar a família.
c. Não se afastando do seu papel pedagógico educacional, o professor não deve orientar a família.
d. Na medida do possível, e sem considerar aspectos éticos, o professor não pode auxiliar a família na compreensão da situação de saúde da criança.
Questão 5
Como o profissional de branco é visto pelo estudante paciente?
Escolha uma:
a. A criança hospitalizada é capaz de diferenciar entre os profissionais de branco, aqueles que, tendo uma postura interativa, lhe parecem mais familiar, mais próximo e que melhor compreende suas necessidades e interesses, reduzindo assim o nível de estresse.
b. As crianças não dispõem de habilidades para compreender os acontecimentos durante a internação.
c. A cor não é relevante, inclusive é recomendado, através de pesquisas, que a cor azul, fica bem à todos os profissionais , tanto da saúde como da educação.
d. A cor branca é temida, causadora de pânico, angustia e dor.
Questão 6
Através da releitura histórico-social da Educação e da Educação Especial, qual o papel da classe hospitalar?
Escolha uma:
a. Oferecer atendimento pedagógico educacional inviável a interação entre a criança hospitalizada com o mundo fora do hospital.
b. O papel social da escola ofusca o papel da classe hospitalar.
c. No âmbito da classe hospitalar, estar hospitalizado caracteriza exclusão.
d. Oferecer atendimento pedagógico educacional com função mediadora das interações entre a criança hospitalizada com o mundo fora do hospital.
...