A Classe Hospitalar
Por: Valquíria Silva do Lago • 18/10/2019 • Artigo • 3.241 Palavras (13 Páginas) • 243 Visualizações
UNIASSELVI -
VALQUIRIA SILVA DO LAGO
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CLASSE HOSPITALAR
FLORIANÓPOLIS - SC
2017
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
VALQUIRIA SILVA DO LAGO
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CLASSE HOSPITALAR
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil.
FLORIANÓPOLIS- SC
2017
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CLASSE HOSPITALAR
Valquiria Silva do Lago[1]
RESUMO
Resumo: O presente artigo tem como tema a prática pedagógica dentro de hospitais. Para desenvolver este trabalho realizei pesquisa de cunho qualitativo, em cuja abordagem me detive em documentos e obras acadêmicas. Como obra norteadora desta pesquisa utilizei o artigo de Zaias e Paula (2010), que me levou ao encontro de outros textos que tratam do tema prática pedagógica na classe hospitalar. Através desses textos identifiquei o que de comum há sobre a prática pedagógica. Busquei aproximar-me de alguns elementos que compõe as ações dentro de um espaço educativo diferente da escola regular, que atende crianças e adolescentes debilitados por patologias, tecendo uma reflexão acerca da noção de prática pedagógica, guiada pelas reflexões das autoras Madalena Freire (1997) e Luciana Esmeralda Ostetto (2011). Traço no meu caminho metodológico o que identifiquei em minhas leituras sobre a práxis de maneira sintetizada, para posteriormente categorizar tais exemplificações contidas nas obras. Procuro com este trabalho mostrar ao leitor que é possível a continuidade de educação escolar fora da escola regular, evidentemente observando as especificidades deste espaço, dentro de um hospital.
Palavras-chave: prática pedagógica; classe hospitalar
Introdução
O presente trabalho tem como tema o papel da classe hospitalar e como se desenvolve o trabalho educativo dentro de um espaço distinto da escola. Minha intenção nesta pesquisa é, portanto, refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida nas classes hospitalares. Meus questionamentos se dão acerca de um primeiro fator, que é o direito á educação escolar para todos.
Primeiramente, vale lembrar que, a Classe Hospitalar é um espaço direcionado para crianças e adolescentes hospitalizados para que tenham a oportunidade de dar continuidade aos estudos, não de maneira seriada como na escola de ensino regular, mas de forma que leve em consideração o tempo e especificidade de cada sujeito que se encontra em uma instituição hospitalar. Minha necessidade em pesquisar a temática da prática pedagógica se fundamenta na questão que me faço sobre de que forma ocorre a práxis docente dentro do ambiente educacional hospitalar.
Nessa direção, algumas questões norteiam esta pesquisa:
Como acontecem as classes hospitalares?
Como surgiu este espaço educacional em um ambiente hospitalar?
É possível dar continuidade a série ou ano que foi interrompido na escola?
Como ocorre o planejamento das aulas dentro da classe hospitalar?
Que metodologias são utilizadas na aplicabilidade das atividades propostas pelos professores?
Levando em conta as diferentes patologias em uma enfermaria pediátrica, que estratégias são postas em prática para atrair as crianças e adolescentes hospitalizados?
Os grupos atendidos dentro da classe hospitalar são separados por faixa etária ou após ser observado seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor nas atividades?
As abordagens para esta pesquisa foram pesquisa documental e bibliográfica, englobando leituras de livros, documentos, produções acadêmicas que me levaram como pesquisadora a focar em detalhes que até então me passavam despercebidos e também levantando outros elementos que passaram a compor o estudo em tela.
Uma produção acadêmica em específico me ancorou na busca das demais produções que fundamentaram a escrita deste trabalho. O artigo “A produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares: análise de teses e dissertações”, das autoras Zaias e Paula (2010), foi uma obra norteadora na busca de outros textos com a temática da prática pedagógica. Este artigo apresenta um mapeamento de teses e dissertações produzidas entre os anos de 2000 e 2008, a partir deste mapeamento as autoras criam uma tabela categorizando as teses e dissertações sobre a pedagogia hospitalar.
Tomando como base o artigo de Zaias e Paula (2010), busquei nas seguintes categorias as produções acadêmicas pertinentes ao meu tema de pesquisa: práticas pedagógicas no hospital; papel e formação do pedagogo no hospital; a compreensão da escola regular sobre a escola no hospital; o currículo na escola nos hospitais. Já sabendo que autores poderiam me auxiliar na construção do trabalho, recorri também aos programas de pós-graduação das universidades e faculdades brasileiras, que continham alguns dos trabalhos publicados. Outra fonte de pesquisa utilizada foi o Centro de Estudos sobre Recreação, Escolarização e Lazer em Enfermarias Pediátricas (CERELEPE), um centro de pesquisa e documentação voltado para o estudo da escolarização em ambiente hospitalar da Universidade Federal da Bahia, que conta com um rico banco de produções acerca da classe hospitalar.
Desenvolvimento
O estudo do tema exposto surgiu de um interesse em conhecer um espaço diferente de uma instituição escolar onde possa ocorrer um processo de ensino e aprendizagem. Há uma ideia de que somente a escola consiga por meio das aulas e conteúdos do seu currículo mediar os conhecimentos a serem transmitidos aos alunos. Mas e as crianças que por alguma patologia foram hospitalizadas? Conforme Fonseca (1999) o direito a escolarização dentro do hospital é reconhecida legalmente:
A legislação brasileira reconhece o direito de crianças e jovens hospitalizados ao atendimento pedagógico educacional. A Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados decorreu de formulação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a chancela do Ministério da Justiça em 1995. (FONSECA, 1999, p.119)
Como explicitado acima foi necessária à junção de órgãos públicos para a concretização de leis que deliberam um direito que deve ser concedido a todos, a educação escolar, sendo ela em diferentes modalidades. Aqui a modalidade em questão é a classe hospitalar que geralmente são resultantes de parcerias entre secretária de educação e saúde. Que segundo Fonseca (1999):
...