AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO ESPECTRO AUTISMO
Por: antoniadel • 23/2/2022 • Monografia • 11.209 Palavras (45 Páginas) • 247 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
ANTONIA DELCILENE OLIVEIRA CARDOSO DIAS
AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO ESPECTRO AUTISMO
JUIZ DE FORA
2017
ANTONIA DELCILENE OLIVEIRA CARDOSO DIAS
AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO ESPECTRO AUTISMO
Trabalho de conclusão de curso apresentando ao curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do curso de Licenciatura em Pedagogia.
Orientadora: Leila Maria Freire Ribeiro.
JUIZ DE FORA
2017
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, por ter me dado forças para concluir esse trabalho.
Ao meu marido e filhos que me incentivaram e não me deixaram desistir.
Enfim a todos aqueles que direta ou indiretamente fizeram parte dessa etapa decisiva da minha vida.
“Era como se eu fosse surda. Nem mesmo um barulho Forte e repentino conseguia me assustar ou fazer-me sair do meu mundo. Mas quando eu estava no mundo das pessoas, era extremamente sensível a ruídos. ...era pra mim um pesadelo de som, violentando meus ouvidos e minha própria alma.”
“Grandin &Scariano”
RESUMO
Este estudo tem como foco discutir o tema a importância do diagnóstico precoce da criança que apresenta Transtorno de Espectro Autista (TEA). Surgiu da necessidade de uma abordagem investigativa no núcleo escolar, refletindo sobre como os professores devem atuar junto as famílias que desconfiam na existência de algum tipo de transtorno na criança que está iniciando o seu processo escolar. Busca, principalmente, mostrar como a identificação precoce do autismo aliada à mediação pode favorecer o desenvolvimento da comunicação, autonomia e socialização das crianças com autismo, no processo de ensino-aprendizagem, e a influência da família sobre o mesmo e trazendo a tona a importância da criança ter um bom acompanhamento da família. O espectro autismo, chamado de autismo primário, secundário nos anos 40, Psicose Simbiótica nos anos 50 e Esquizofrenia Infantil nos anos 60. Logo em 1976, depois de alguns estudos na área do conhecimento como linguagem e cognição, foi conceituada autismo infantil e retirada da categoria de psicoses e anexado ao grupo de retardo mental. Em 2013 essa classificação mudou para TEA- Transtorno do Espectro Autismo de Grau leve, severo e moderado. Avaliar como o docente e a escola pode contribuir no processo de diagnóstico de alunos com possíveis características do espectro autista e para tal discussão recorremos a autores como Lampreia, Vygotsky, Coutinho, Santos entre outros, percorrendo suas principais contribuições sobre o tema. A metodologia foi à pesquisa qualitativa, bibliográfica e empírica. O presente estudo teve como objetivo analisar e refletir sobre a importância do diagnóstico precoce da criança que apresenta Transtorno de Espectro Autista (TEA), em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem na educação. Como resultado, foi possível mostrar que quando a criança dispõe de um diagnostico o mais cedo possível, a escola terá um resultado melhor no seu desenvolvimento infantil e o quanto fundamenta a aprendizagem por meio de avanços sociais e cognitivos mediados pelos profissionais capacitados na sala de aula.
Palavras-chave: Diagnóstico. Importância. Autismo.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO ...7
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 7
1.2 QUESTÕES NORTEADORAS 9
1.3 OBJETIVOS 10
1.3.1 Objetivo geral........................................ 10
1.3.2 Objetivos específicos........................... 10
1.4 JUSTIFICATIVA 10
1.5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 11
2. APOIO E DIAGNÓSTICOS DIANTE DO ASPECTRO AUTISMO 13
2.1 CARACTERÍSTICA DO ESPECTRO AUTISTA 15
3. A ESCOLA E FAMÍLIAS APOIADAS EM BUSCA DO DIAGNÓSTICO DO ESPECTRO AUTISMO 19
3.1 CONTRRIBUICAO DA ESCOLA NO DIAGNÓSTICO 20
3.2 CONSCIENTIZAÇÃO DA FAMÍLIA EM RELAÇÃO DO DIAGNOSTICO.............................................................................................21
4. A CONTRIBUIÇÃO DO DIAGNÓSTICO PRECOCE PARA A ESCOLA E FAMÍLIA..................................................................................27
5. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 30
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 31
7. REFERÊNCIAS 32
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo de refletir e analisar sobre a importância do diagnóstico precoce da criança que apresenta Transtorno de Espectro Autista (TEA) .O presente tema surgiu da necessidade de uma abordagem investigativa no núcleo escolar, refletindo sobre como os professores devem atuar junto as famílias que desconfiam na existência de algum tipo de transtorno na criança que está iniciando o seu processo escolar. É um trabalho investigativo a longo prazo, com resultados discretos e, portanto, o profissional que escolhe atuar nesta área, deve saber que vai passar por um exercício constante de aprendizagem e superação de suas frustrações. Buscar bastante informação na análise do objeto de estudo e estar atento sobre como lidar com a problemática que envolve o diagnóstico precoce do espectro autista.
...