Abordagem de pesquisa em educação
Por: beretafe • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 760 Palavras (4 Páginas) • 488 Visualizações
UM BOM PROFESSOR DEVE SER REFLEXIVO E BUSCAR SEMPRE
NOVOS CONHECIMENTOS.
A palavra “pesquisa” atualmente encontra-se presente em várias estâncias da vida social, na esfera do comportamento político e no âmbito do ensino, segundo as reflexões das autoras Lüdke e André (1986).
Ainda, em Lüdke e André (1986, p.1) encontramos que: “A palavra pesquisa ganhou ultimamente uma popularização que chega por vezes a comprometer seu verdadeiro sentido”.
Para Pádua (2003), em um sentido amplo, Pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente em nossas ações (PÁDUA, 2003, p. 31).
Dentro desse contexto o professor deve estar sempre apto a ensinar, isso através de uma boa qualificação, para que realmente possa ensinar e não apenas transferir conhecimentos.
Outro fato relevante no ato de ensinar é que os professores precisam tomar a responsabilidade adulta de investigar sua própria prática, sistemática e criticamente, por métodos que são apropriados a sua prática docente. (Erickson, 1986, p.157, apud Zeichener e Nofffker, no prelo).
Bem sabemos que quando nos referimentos sobre o desenvolvimento da capacidade de aprender podemos dizer que a atitude de querer aprender, motivação, desenvolvimento de aptidões cognitivas só irá realmente acontecer com o aluno a partir do momento em que o professor esteja realmente preparado e conheça a prática docente, e acima de tudo tenha uma boa qualificação, e isso só ocorre se este for um professor que saiba investigar e procurar sempre novos conhecimentos.
Só nos desenvolvemos se tivermos capacidade de aprender quando aprendemos a pensar e por último a aprendizagem de conhecimentos ou conteúdos, com disciplinas atualizadas e planificadas, então cabe ao professor ser reflexivo em sua prática docente, para que leve realmente o aluno em querer aprender, em ser motivado em aprender , e este só atingirá esses objetivos a partir do momento em que tenha formação profissional para conhecer os caminhos que devem ser traçados no que tange a prática pedagógica.
A verdade é que saber ensinar é tão importante quanto saber aprender, diante disso ensinar é criar condições de aprender onde o modelo pedagógico desenvolva os processos de pensamento para construção do conhecimento não sendo exclusivo a ninguém, cabe ao professor a função de conduzir o aluno a aprender para conhecer, exercitando a memória e o pensamento autônomo.
Outro fato de suma importância é a formação acadêmica do professor, é através de sua formação que este estará realmente apto em ensinar, procurar meios que o levem a uma verdadeira prática pedagógica.
Hoje podemos dizer que as exigências da educação apontam para o desenvolvimento e implementação de trabalhos escolares nos quais os alunos sejam desafiados a pensar/refletirem e propor soluções, assim sendo cabe ao professor estar apto para tais exigências.
Dante disso quando nos referimos na formação do professor, onde este seja
...