Alfabetização Cientifica
Por: leticiapira • 2/9/2016 • Resenha • 426 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
O texto conciso e coerente de Lorenzetti, L. Delizoicov anuncia que o papel da alfabetização ocupa um lugar privilegiado ao considerar as especificidades da educação escolar. A obra tem sustentação num resgate bibliográfico dos trabalhos desenvolvidos no Brasil e em vários países, nas duas últimas décadas, sobre o tema alfabetização científica.
Segundo o autor o homem busca incessantemente por novos conhecimentos e esta busca permanente faz com que o homem produza novos conhecimentos constantemente, sempre mediados pela linguagem, oral ou escrita. Contudo o mesmo ressalta que é preciso diferenciar os processos de aquisição e o desenvolvimento da língua (oral e escrita), já que o desenvolvimento da língua é um processo que não tem fim, e que dura a vida toda.
Para o autor alfabetizar não é decodificar as letras, trata-se de um processo multidimensional que pretende instrumentalizar o sujeito a fazer uma leitura mais objetiva do mundo elevando-o à condição de agente de mudança nesse mundo extremamente conservador e elitista.
Ao considerar que o domínio do sistema de correspondência entre grafemas e fonemas é condição necessária, mas não suficiente para formar o alfabetizado, segundo o autor, estamos aproximando o conceito de alfabetização científica ao que tem sido denominado letramento. Para ele, é nossa compreensão que esta conceituação de letramento, será de fundamental importância para o entendimento da alfabetização científica para as Séries Iniciais.
A alfabetização que é proposta neste trabalho preocupa-se com os conhecimentos científicos, e sua respectiva abordagem, que sendo veiculados nas primeiras séries do Ensino Fundamental, se constitua num aliado para que o aluno possa ler e compreender seu universo.
A partir desta compreensão o que se propõe é uma abordagem sistemática de um amplo leque de atividades, articulado com o planejamento escolar.
A alfabetização científica é uma atividade para a vida toda que é sistematizada no ambiente escolar, mas suas dimensões transcendem para os espaços educativos não formais, e são permeados pelas diferentes mídias e linguagens.
Lorenzetti, L. Delizoicov apresenta uma estrutura de programação na qual se destacam algumas iniciativas didático-metodológicas que, aliadas à apropriação do código escrito pelos alunos, podem contribuir ao processo de alfabetização científica que precisa ocorrer no âmbito da educação fundamental.
O texto encerra-se com o autor chamando a atenção para a realização de experimentos como “receitas”, que de nada contribuem para a ampliação do conhecimento, essas ações não passam de uma seqüência de passos determinados pelo professor cabendo ao aluno a simples execução mecânica da experiência ou a simples observação e acompanhamento dos resultados da atividade realizada pelo professor.
Exige-se do professor, a elaboração de atividades significativas, que promovam a compreensão e ampliação do conhecimento em estudo.
...