Alfabetização: Leitura e Letramento
Por: FabioFer1 • 6/6/2015 • Trabalho acadêmico • 593 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
UNESC
Faculades Integradas de Cacoal
Mantidas pela Associação de Rondonia
Curso de Pedagogia
Alfabetização: Leitura e Letramento
Cacoal- Ro
2015
UNESC
Faculdades Integradas de Cacoal
Mantidas pela Associação de Rondonia
Curso de Pedagogia
Alfabetização
Projeto de pesquisa elaborado pela acadêmica Evelen Ramos da Costa do curso de Pedagogia da UNESC-Faculdades Integradas de Cacoal-,como parte dos requisitos para obtenção de nota no 2º bimestre Metodologia da pesquisa.
Cacoal-Ro
2015
Problema
Porque os alunos das series iniciais tem dificuldades no processo da alfabetização e letramento?
Hipóteses
- porque o professor pode estar usando um vocabulário impróprio e desconhecido pelo aluno?
-porque os alunos não se dedicam em casa e também não tem incentivo da família para uma boa compreensão do conteúdo?
-porque o professor não esta usando uma metodologia que incentive os educandos a se interessarem pela alfabetização?
Justificativa
O PNAD (pesquisa nacional por amostra de domicilio) diz que o Brasil ainda tem 13 milhões de analfabeto (folha de São Paulo 2013)
Esse numero é preocupante pois os principais afetados são a população que não esta preparada para enfrentar a sociedade.
Nos últimos tempos a alfabetização está perdendo a “importância”. Pois o sistema nos força a sermos alfabetizados sem que tenhamos aprendizagem. Essa pesquisa tem como base perceber porque a alfabetização esta sendo afetada e porque esta difícil alfabetizar principalmente as crianças que estão cursando as series iniciais .
Objetivo Geral
Averiguar quais as dificuldades que os alunos apresentam no processo da alfabetização e letramento fazendo com que as crianças consigam entender o assunto.
Objetivo Especifico
-descobrir se o professor esta usando um vocabulário sem complicações para melhor aprendizagem dos alunos.
-verificar se os alunos se dedicam em casa e tem incentivo dos pais para que compreendam o conteúdo.
-averiguar se o professor está usando uma metodologia que esteja incentivando os alunos a se dedicarem no conteúdo.
Fundamentação Teórica
A alfabetização vem se tornando cada vez mais ampla dando ao professor diversas maneiras de se alfabetizar e uma delas é usando a tecnologia para Ana Teberosky
“os recursos tecnológicos da informática estão proporcionando novos aprendizados para que m inicia a escolarização, mas as praticas sociais cada vez mais individualista, não ajudam a formar uma comunidade alfabetizadora. Mostrando que a aquisição das habilidades de leitura e escrita depende muito menos dos métodos utilizados do que a relação que a criança tem desde pequena com a cultura escrita”.
Já para outros especialistas da educação é preciso que haja incentivo e muita criatividade para alfabetizar ,pois o comum não é aceito ,o padrão passa a ser ignorado e escola nova com novos métodos de ensino prevalecem. Como diz Rubens Alves “Só aprende quem tem fome”; o psicanalista e educador diz que nossas escolas dão a faca e o queijo mas não despertam a curiosidade das crianças. Para ele é preciso fugir dos programas rígidos. A alfabetização é sim de suma importância para as crianças e para os adultos Juan Delval dizia o seguinte
...