Alimentacao na educacao infantil
Por: crislaineee • 28/4/2016 • Monografia • 6.176 Palavras (25 Páginas) • 510 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9][pic 10]
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 11]
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Alimentando e Educando.
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.
Orientador: Prof. Bernadete de Lourdes Streisky Strang, Cyntia Simioni França, Mari Clair Moro e Okçana Battini.
Silva, Crislaine Gomes Da. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Alimentando e Educando. 2014. 26 folhas. Projeto de Ensino Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Amambai, 2014.
RESUMO
O lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável, é na escola como uma instituição de grande influência na vida das crianças. Neste sentido, o projeto “Alimentação saudável”, teve como objetivo estimular os professores da escola a desenvolverem atividades sobre alimentação e nutrição de forma transversal e interdisciplinar com seus alunos, promovendo a construção do conhecimento crítico e estimulando um viver mais saudável hoje e no futuro. Por intermédio desta vivência, conseguimos estimular nesse espaço a adoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, assim como a construção de um material sobre alimentação saudável e práticas alimentares locais.
Palavras-chave: cultura, alimentação, higiene, educação, transdisciplinar idade.
SUMÁRIO
1 Introdução....................................................................................................
2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................
3.1 Tema e linha de pesquisa...........................................................................
3.2 Justificativa.................................................................................................
3.3 Problematização.........................................................................................
3.4 Objetivos....................................................................................................
3.5 Conteúdos.................................................................................................
3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................
3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................
3.9 Avaliação....................................................................................................
4 Considerações Finais...................................................................................
5 Referências..................................................................................................
- INTRODUÇÃO
Desde pequena, minha mãe dizia que tinha de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Bem, elas não eram o que eu preferia mas por obediência, comia.
Alguns anos se passaram e hoje reproduzo a fala de minha mãe com meu filho e futuramente com meus alunos. No início, era apenas um conhecimento empírico, porém, sentindo a necessidade de estimular meu filho de uma forma lúdica e atraente, fui buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo.
Assim, movida pela vontade de fazer o melhor e pela curiosidade do meu filho, este projeto foi elaborado.
A promoção da saúde é considerada uma estratégia importante no processo saúde-doença-cuidado, sendo direcionada para o fortalecimento do caráter promocional e preventivo. Uma das estratégias mais efetivas que contribuem para promoção da saúde é a combinação de apoio educacional e ambiental, envolvendo dimensões não só individuais, mas também organizacionais e coletivas, visando, dessa forma, atingir ações e condições de vida conducentes à saúde. Nesse sentido, a educação alimentar nutricional pode ser considerado um componente decisivo na promoção de saúde.
Nessa perspectiva, a escola é um espaço privilegiado para a construção e a consolidação de práticas alimentares saudáveis em crianças, pois é um ambiente no quais atividades voltadas à educação alimentar e saúde pode apresentar grande repercussão5. Nesse contexto estão inseridas todas as dimensões do aprendizado: ensino, relações lar, escola, comunidade e ambientes físicos e emocionais, podendo assim beneficiar os estudantes em fases fundamentais de suas vidas: infância e adolescência.
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria da Vigilância Sanitária. Portaria n° 216, de 15 de setembro de 2004. Aprova o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Diário Oficial da União; Poder Executivo, 2004. Por perceberem a importância da alimentação e o ensino da mesma.
CARVALHO, S. R; GASTALDO, D. Promoção à saúde e empoderamento: uma reflexão a partir das perspectivas crítico-social pós-estruturalista. Ciênc. saúde coletiva;13(supl.2):2029-2040, dez. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br>. Acessado em: 16 mai 2009.
Brasil. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Manual de orientação para os conselheiros e agentes envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, 2006.
...