Análise do Projeto Político Pedagógico
Por: PamelaDutra • 25/10/2023 • Trabalho acadêmico • 1.778 Palavras (8 Páginas) • 52 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..............................................................................................................6
1 LEITURA OBRIGATÓRIA..........................................................................................7
2 Análise do Projeto Político Pedagógico.....................................................................9
3 Análise de Materiais Didáticos.................................................................................11
4 Entrevista com o Professor Regente.......................................................................13
5 Levantamento de Materiais de Apoio Específicos para a Abordagem dos Temas
Contemporâneos Transversais.............................................................................15
6 Análise do Processo de Implementação da BNCC na Escola................................17
7 Análise dos Instrumentos Avaliativos Utilizados pelo Professor.............................19
8 Análise da Atuação da Equipe Pedagógica no Acompanhamento do
Desenvolvimento da Disciplina.............................................................................21
9 Observação e participação em aulas.......................................................................23
10 Elaboração de Plano de Aula.................................................................................25
11 Apresentação dos Planos de Aula para o Professor.............................................31
12 RELATO DE Regência...........................................................................................32
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................36
ANEXOS......................................................................................................................
- LEITURA OBRIGATÓRIA
De acordo com o texto lido e interpretado, com o título: O Papel do Professor e do Ensino na Educação Infantil: A Perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin, teve como objetivo investigar e analisar as relações entre o desenvolvimento infantil e o ensino na faixa etária de 0 à 6 anos.
A autora destaca que se faz necessário identificar a concepção geral do desenvolvimento infantil e suas especificidades. Sendo que as relações educativo-pedagógicas vão além da dimensão cognitiva, enfatizando as dimensões expressiva, lúdica, criativa, afetiva, nutricional, médica, sexual.
Segundo Vigotski, ao longo de seu desenvolvimento, a criança assimila as formas sociais e da conduta e as transfere para si mesma. Ainda segundo o pensador, a imitação se concebida em sentido mais amplo é a forma principal em que se realiza a influencia da aprendizagem sobre o desenvolvimento.
Essa imitação necessita que seja compreendida pela criança, pois se não houver a compreensão não haverá a imitação. Por isso, nem tudo pode ser imitado pela criança.
Entretanto, essa
Já na perspectiva de Elkonin, nem todos os atos dos adultos influenciam no desenvolvimento da criança. Elkonin acredita que o desenvolvimento não reflete de maneira automática, e que sim, os efeitos externos influenciam na educação e no ensino. Enfatiza que a intervenção do professor deverá ser na seleção de temas para a brincadeira, distribuição de papeis entre as crianças e a sugestão/definição de acessórios a serem utilizados.
Tanto Vigotski, Leoniev e Elkonin, evidenciaram a relação entre o desenvolvimento da criança e o meio que ela está inserida.
Nesse sentido, os autores apontam que o desenvolvimento infantil é um fenômeno histórico, não determinado por leis naturais, mas intimamente ligados às condições objetivas da organização social, sendo fundamental considerar o lugar ocupado pela criança nas relações sociais.
Na Educação Infantil, faz-se necessário educar pela brincadeira, tendo em vista os objetos e o fenômeno da Cultura apropriada pela criança. É nessa fase, chamada primeira infância, que as crianças despertam uma curiosidade nata e investigativa, sempre questionando e querendo saber o por que das coisas. Com isso, a criança constrói sua própria identidade, baseada na exploração do meio que vive, na construção dos relacionamentos interpessoais, na obtenção do conhecimento e valores a ela ensinados, e nas brincadeiras, que são a forma mais produtiva de adquirirem conhecimento e se relacionarem com os outros.
Entende-se que o professor da Educação Infantil, não deve apenas estimular e acompanhar a criança, mas sim, promover o desenvolvimento e o ensino priorizando as especificidades de cada criança.
- PPP
A Escola de Educação Básica Morada do Sol localizada na rua: Alcides Sabino, 180, Martelo, Caçador-SC, tem em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) a participação de pais, alunos, professores, serventes, direção e especialistas, para que a proposta curricular esteja adaptada à realidade escolar.
O atendimento Educação Infantil se dá a partir de 4 e 5 anos como especifica a LDB e a (Lei nº 12.796/2013) e, muitas vezes, é o primeiro contato que o aluno tem com a escola. No primeiro trimestre são realizadas atividades de brincadeiras e interações para que a criança vá se adaptando à nova rotina.
A Educação Infantil, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sendo as atividades selecionadas pelos professores sob orientação da equipe pedagógica da escola. A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. São eles que asseguram as condições para que as crianças "aprendem em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convida a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural” (BNCC).
...