As Atribuições do Mec., a estrutura e funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Brasil
Por: rsrsrs2014 • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.194 Palavras (13 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Curso: Pedagogia
Disciplina: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Nome: Adriane Leandro da Penha RA: 3815682835
Nome: Flávia de Oliveira Silva RA: 4300067740
Nome: Mirian Cristina Pereira de Lima Silva RA: 4304785168
Nome: Pâmela do Nazaret Possidônio RA: 4300067726
Nome: Valdecine Silveira R. RA: 3876757427.
Tutora Presencial: Verônica Silva
Data de Entrega: 27/04/2014 á 29/04/2014
Valparaiso de Goiás
2014
Introdução
Nesta ATPS o nosso grupo elaborou este trabalho com o intuito de fazer com que todos interessados compreendam como funciona a estrutura da educação no ensino fundamental num todo, o magistério, a sociedade, o aluno e como se dá esta aprendizagem.
A questão das atribuições do MEC no sentido de sistema organizacional, observando as vantagens e desvantagens no ensino fundamental, fazendo reflexões do universo da criança, baseando-se em teorias e pensadores que estudam o desenvolvimento da criança como ser de interação no sistema de ensino, falará sobre o Ensino Fundamental de nove anos, onde nós estaremos destacando a questão das metas e objetivos propostos pelo plano atual que é o Plano Nacional de Educação e a ampliação do Ensino Fundamental obrigatório para nove anos, que se inicia a partir dos seis anos de idade, atingindo diretamente outras metas desse mesmo PNE (Percentual Mínimo de Atendimento da Educação Infantil) e a extinção das classes de alfabetização que ainda existem na educação infantil. De forma indireta, serão atingidas várias outras metas e objetivos propostos para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Sumário
Introdução----------------------------------------------------------------02
As atribuições do MEC, a estrutura e funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Brasil ------------------------------------------------03 Vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos-----------------------06
A organização auxiliar da Escola---------------------------------------08
Mapa Conceitual----------------------------------------------------------10
Considerações Finais-----------------------------------------------------13
Bibliografia----------------------------------------------------------------14
Etapa-1
As atribuições do Mec., a estrutura e funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Brasil.
O Ministério da Educação (MEC) foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder conhecido pelo nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, através dessa instituição foi desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios como saúde, esporte, educação e meio ambiente. O sistema educacional brasileiro era centralizado e o seu modelo era seguido por todos os estados e municípios. Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC, então uma nova reforma na educação brasileira foi implantada em 1996. Essa reforma trata-se da mais recente LDB, que trouxe diversas mudanças às leis anteriores, com a inclusão da educação infantil (creches e pré-escola). A formação na educação infantil é muito importante com base na observação da diferença do 1º ano do ensino fundamental, pois é nesta fase que há uma grande contribuição na formação cognitiva e social de um individuo, e é nessa fase em que a personalidade da criança é formada.
Sendo assim, é muito importante frisar que esse período de aprendizagem se torna um grande benefício e que significa muito para o conhecimento de vida.
E esse conceito acaba contando com uma grande aliada que é peça fundamental para essa contribuição, essa grande aliada é a família, ela é o grande suporte que a criança tem desde o início, apresentando o que é considerado certo e errado.
Não podemos deixar de lembrar que nem sempre o individuo com uma boa educaçãoé totalmente responsabilidade de determinada escola, ambas as partes tem que andar juntas trabalhando lado a lado, a escola e a família.
Porém no ensino brasileiro não tem sido tão favorável assim, a nossa alfabetização está deixando muito a desejar, nos dias atuais os métodos de ensino já não tem tido as mesmas qualidades de antigamente, para o início de conversa, os professores estão perdendo o aquele encanto que tinham, já não tem o mesmo entusiasmo e tão pouco a satisfação de entrar em uma sala de aula, muitos são os que não trabalham mais com prazer ou amor naquilo que faz, mas sim pelo fato de estarem sendo remunerados e pelos benefícios oferecidos.
As práticas pedagógicas tecnicistas são muito criticadas, pelo fato de terem marcado o período militar, aonde os professores tinham que dominar as técnicas derepetir, copiar e de dar ordens já se sentindo capacitados para ensinar, mas retirando todas essas técnicas pode não ser a melhor forma para se passar a educação, podendo então observar que, não são totalmente as técnicas, e sim a forma que usamos desse meio para ensinar, o governo vem dando cada vez mais prioridade na educação.
A educação infantil na atual constituição nacional de 1996 passa a ser definida como a primeira etapa. da educação básica.
E a educação infantil do Brasil passou a ser vinculada somente a política de assistência social na qual está passando então a integrar a política nacional da educação.
Entendemos, portanto, que esta disciplina tem uma importante e grande contribuição para o projeto de educação pública que esta comprometido com a efetiva melhoria das condições de vida oferecida a população, especialmente da parcela mais marginalizada. É reafirmado nesta proposta o compromisso com a superação da forma fragmentada de se produzir o ensino-aprendizagem, que impede a visão crítica sobre a sociedade da qual os professores e os alunos fazem parte. Do outro lado, não se pode ignorar o sentido dinâmico de tal sociedade.
Já no quesito parâmetro curricular é uma referencia de ações e orientações pedagógicas, e visa como um conjunto, as práticas educativas, na tentativa de criar e promover qualidades para o exercício da cidadania das crianças brasileiras e que tem como função de contribuir com as políticas e programas de educação infantil, dispondo de informações, discussões e pesquisas ajudando os professores no árduo trabalho educativo de técnicos e os outros profissionais da educação infantil e incentivando os ensinos estaduais e municipais.
Dando assim direito as crianças de 0 a 6 anos uma qualidade de experiências que contribuam para o bem estar da cidadania que são introduzidas nos seguintes princípios:
Odireito das crianças de brincarem, de pensarem de uma forma particular.
Ter o livre acesso a todos os bens que ajudam no seu desenvolvimento a expressão.
...