As Finalidades da BNCC
Por: gabysantos970000 • 5/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.474 Palavras (6 Páginas) • 737 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................7
4 REFERÊNCIAS ........................................................................................................8
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem a finalidade de analisar a temática, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas contribuições para o currículo da Educação Básica. Foi realizada uma breve pesquisa teórica bibliográfica, onde analisamos, compreendemos e concluímos os conhecimentos necessários para elaborar nossa produção textual. Visando que a educação é de suma importância na vida dos cidadãos.
Mostramos também que a (BNCC) é um documento que visa indicar uma direção, norteando o que é ensinado nas escolas em todo território brasileiro, abrangendo todas as fases da Educação Básica, visando orientar o currículo de cada escola sem deixar de fora nem desconsiderar as metodologias sociais de cada estado e município.
A mesma norteia e estabelece objetivos de aprendizagens que é necessário alcançar diferentes do currículo, que determinará como os objetivos serão alcançados, contribuindo com a produção e o desenvolvimento de metodologias pedagógicas mais adequadas a cada etapa da educação.
Mostrando também o papel do educador em todo esse processo de aprendizagem, influenciando de maneira clara e objetiva meios que auxiliam e ajudam no desenvolvimento dos educandos nesse processo de ensino.
Por fim, concluímos nosso trabalho mostrando a importância de cada item indicado no decorrer do trabalho, os seus caminhos, competências e habilidades no desenvolvimento da aprendizagem na formação dos educandos.
- DESENVOLVIMENTO
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem a finalidade de determinar as competências, as habilidades e as aprendizagens essenciais para o ensino aprendizagem que os alunos devem desenvolver durante as etapas da Educação Básica. Não só abrangendo as etapas da Educação Básica, ele também abrange um conjunto de orientações que irá nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos currículos.
A BNCC é um indicador que se deve trabalhar em sala de aula, já que a mesma indica e auxilia nas decisões pedagógicas, indicando de forma clara o que se deve trabalhar e o que o aluno deve aprender no decorrer das etapas da Educação Básica, levando em consideração os saberes e habilidades que eles já adquiriram no convívio com a sociedade que facilitarão no seu ensino aprendizagem e no convívio com a sociedade.
Por isso, como afirma Kramer (1989), para que essa função se efetive na prática:
[...] o trabalho pedagógico precisa se orientar por uma visão das crianças como seres sociais, indivíduos que vivem em sociedade, cidadãs e cidadãos. Isso exige que levemos em consideração suas diferentes características, não só em termos de história de vida ou de região geográfica, mas também de classe social, etnia e sexo. Reconhecer as crianças como seres sociais que são implica em não ignorar as diferenças.
(KRAMER, 1989, p.19)
Tendo como seu principal objetivo garantir aos estudantes o direito de aprender. Seja em redes de ensino público ou privado. Dessa forma tendo o objetivo de capacitar estudantes conscientes para conviver em sociedade. Propondo dessa maneira uma educação de qualidade para todos, porque a base de uma educação e a organização das etapas e modalidades do ensino básico.
A Base Nacional Comum Curricular tem finalidades diferentes para as etapas do ensino básico, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental ela tem como proposito a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando assim, um percurso contínuo do ensino aprendizagem, garantindo dessa maneira o progresso no desenvolvimento da sua aprendizagem. Nessa etapa da educação os educandos passam por um grande processo de mudanças decorrente das etapas propostas a eles. Buscando-se assim um desenvolvimento com um conhecimento mais amplo na sua formação.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o educador tem como foco alfabetizar os alunos. Propondo a eles atividades que articulem o seu desenvolvimento e habilidades, tanto no processo de leitura como no da escrita garantindo aos educandos condições para aprender de forma clara o que está sendo trabalhado em sala de aula, trazendo para eles a sua realidade para a produção de atividades em sala.
Nesta etapa os educandos desenvolvem e ampliam seus conhecimentos, com isso passam a compreender interações e relações, através das múltiplas linguagens, passam também a compreender o mundo letrado, através da oralidade, percepção, compreensão e representação dos conteúdos curriculares, pois isso os levará a entender o meio escolar e social no qual está inserido. Diferente da Educação Infantil a proposta da BNCC, para o Ensino Fundamental e Médio, contribui na progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.
Ao mediar situações de ensino/aprendizagem em sala de aula o docente ocupa um espaço entre os discentes e a aprendizagem, mas torna-se necessário que se quebre o paradigma de que sabe tudo e que ao aluno cabe só o papel de reproduzir e não o de construir e desenvolver seu próprio raciocínio, mediar e facilitar os processos e informações, fazendo com que os alunos tornem-se um entendedor e crítico dos acontecimentos e situações escolares, culturais e sociais identificando e discutindo sobre tudo que acontece ao seu redor.
...