FINALIDADE DA BASE NACIONALCURRUCULAR COMUM (BNCC)
Por: anelim123 • 21/8/2019 • Trabalho acadêmico • 2.564 Palavras (11 Páginas) • 255 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FINALIDADE DA BASE NACIONALCURRUCULAR COMUM (BNCC)................4
2.2 FUNDAMENTOS LEGAIS E PEDAGÓGICOS......................................................5
2.3 O ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.............6
2.4 O PAPEL DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR NO PROCESSO DE PRENDIZAGEM...........................................................................................................7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .9
REFERÊNCIAS 10
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como temática a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi apresentada em proposta pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o documento proposto, a BNCC irá determinar os conhecimentos essenciais que todos os estudantes brasileiros têm o direito de acesso e apropriação durante sua trajetória na educação básica, desde seu ingresso até o fim do ensino médio. Configura-se, portanto, como parâmetro fundamental para a realização do planejamento curricular, em todas as etapas e modalidades de ensino.
Este é organizado em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, cada uma destas áreas se divide em disciplinas específicas e organizadas em cada nível de ensino. A BNCC busca universalizar os currículos em todo território nacional e a partir desta universalização deverá implantar inúmeras ações que estão sendo propostas.
Buscando conhecer a proposta de alterações curriculares presentes na BNCC, questionando a proposta de currículo básico unificado para todo o território nacional e as expectativas diante de uma base comum para educação básica? Considerado relevante uma compreensão sistemática do que está sendo colocado como obrigatório, para que assim consiga explorar a qualidade das mudanças e adquira domínio para intervenção no meio escolar.
A BNCC pode ser definida como sendo um documento plural contemporâneo, que estabelece com muita clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos, têm direito. Com ela, redes de ensino e instituições escolares públicas e também as particulares passam a ter uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas. Essa referência é o ponto ao qual se quer chegar em cada etapa da Educação Básica no Brasil, enquanto os currículos traçam o caminho até chegar lá.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 FINALIDADE DA BASE NACIONALCURRUCULAR COMUM (BNCC).
Assim, a BNCC o trata-se, portanto, da implantação de uma política educacional articulada e integrada. Para isso, o MEC será parceiro permanente dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, trabalhando em conjunto para garantir assim que as mudanças cheguem às salas de aula. Nesse sentido, as instituições escolares, as redes de ensino e os professores serão os grandes protagonistas dessa transformação planejada para o desenvolvimento da educação básica.
Nesse sentido, a BNCC vem a expressar o compromisso do Estado Brasileiro com a promoção de uma educação integral voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno de todos os estudantes, com respeito às diferenças e o enfrentamento à discriminação e ao preconceito. Assim esse estudo tem como objetivo explanar sobre as finalidades e os objetivos da BNCC para a Educação Básica no Brasil, integrando o desenvolvimento educacional.
A Base Nacional Curricular (BNCC) é um documento legal de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de maneira a que todos tenha assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, conforme preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento normativo tem sua aplicação exclusiva na educação escolar, tal como a define o Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1.996), e está orientado pelos os princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN).
2.2 FUNDAMENTOS LEGAIS E PEDAGÓGICOS
Os fundamentos legais pedagógicos tem por compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global (dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica). Compromisso com a educação integral, independentemente da duração da jornada escolar.
A Construção de processos educativos estão sintonizados com as necessidades, possibilidades e interesses dos alunos e os desafios da sociedade contemporânea para formar pessoas autônomas e capazes de se servir dessas aprendizagens em suas vidas. Capazes de mobilizar e operar o conhecimento em situações que requerem aplica-lo para tomar decisões pertinentes. (LDB, artigos 32 e 35).
...