As Metodologias Utilizadas Para o Ensino da Matemática na EJA
Por: Samuel Lima • 30/10/2015 • Trabalho acadêmico • 887 Palavras (4 Páginas) • 439 Visualizações
[pic 1]
UAB-UFMT
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE
MODALIDADE A DISTÂNCIA
Aluna: Aparecida do Carmo Borges
Tema
As metodologias utilizadas para o ensino da Matemática na EJA
Título
Modelagem matemática e o estudo da geometria na EJA
1. INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação.
Este trabalho apresenta um estudo com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) relacionado à prática vivenciada como professora de Matemática no Ensino Médio EJA, vendo as dificuldades da maioria dos alunos para aprendizagem dos conteúdos matemáticos, mas que ao mesmo tempo demonstram ter uma facilidade para outros tipos de conhecimento, devido a suas experiências fora do ambiente escolar. Essa situação foi fator determinante na busca de novas metodologias de ensino que relacionassem estes conhecimentos prévios, a fim de levar os alunos a terem uma aprendizagem significativa de ensino.
Escolheu-se a Modelagem Matemática como metodologia de ensino devido ao caráter transformador, durante a qual o aluno desempenhará importante papel na construção do seu conhecimento no processo de aprendizagem, corroborando, assim, com os conceitos de Aprendizagem Significativa.
O ponto de partida da intervenção pedagógica deste estudo com os alunos iniciou-se pelo levantamento dos conhecimentos prévios em relação ao conteúdo Geometria e nas noções básicas de Matemática, como as quatro operações, potenciação, unidades de medida, trigonometria e figuras geométricas, entre outros.
Além do levantamento dos conhecimentos prévios relacionados a conteúdos Matemáticos, efetuamos uma entrevista com estes alunos, a fim de investigarmos outras áreas de conhecimento, relacionadas, principalmente, a experiências profissionais. Com estes dois instrumentos foi possível traçarmos o perfil destes alunos em relação aos conhecimentos adquiridos fora do ambiente escolar, bem como quanto a seus conhecimentos Matemáticos.
1.2 Justificativa.
O estudo da Matemática, muitas vezes é visto como desafio em ser ensinado, principalmente no estudo da Geometria. Desse modo, através da modelagem Matemática esse estudo tem se tornado mais comum e eficiente no que se refere a resolução de um problema lançando mão de recursos e conteúdos matemáticos previamente abordados e adquiridos.
1.3 O problema.
Quais as principais dificuldades dos alunos ao aprender Geometria e quais as principais estratégias utilizadas no ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos.
1.4 Os objetivos.
Geral:
Desenvolver uma proposta baseada na Modelagem Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem do conteúdo de Geometria, em uma turma de EJA da Escola Estadual Conquista D’Oeste.
Específicos:
Realizar o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação geometria.
Buscar relações entre o panorama real vivido pelos alunos e os conceitos teóricos explanados em sala de aula.
Explorar o a partir de um modelo matemático.
Orientar os alunos para conteúdo Geometria que encontrem significado e aplicação dos conceitos teóricos e das fórmulas Geométricas na construção do conhecimento geométrico.
1.5 As hipóteses (se... probabilidades).
É possível utilizar ferramentas diversas para o ensino da Geometria plana e espacial na EJA
2. REFERENCIAL TEÓRICO.
O ensino da geometria encontra-se distante da vivência do aluno e isto tem causado acentuadas dificuldades para o aluno resolver problemas envolvendo conceitos geométricos afirma Pirola (2000). Uma vez ensinada e trabalhada conforme regem
os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997).
A geometria permitirá ao aluno estabelecer conexões entre a matemática e outras áreas do conhecimento.
A postura linear do professor apresentar o conteúdo torna da Matemática uma ciência fria, conforme afirma Leal, (1999).
Algumas tendências em Educação Matemática têm surgido com o objetivo de desligar-se dos moldes tradicionais de ensino e dentre elas encontra-se a modelagem, que tem a finalidade de conectar a realidade com a Matemática.
Segundo Bassanezi (1994, p. 55-83), existem cinco motivos fundamentais para incluir Modelagem no currículo: motivação; facilitação da aprendizagem;preparação para utilizar a matemática em diferentes áreas;desenvolvimento de habilidades gerais de exploração; e compreensão do papel sociocultural da Matemática. Logo, a Modelagem pode ajudar o educando a perceber o contexto sociocultural que está inserido tornando-se um cidadão crítico.
...