TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias Educacionais No Cotidiano Escolar

Por:   •  20/2/2025  •  Trabalho acadêmico  •  4.530 Palavras (19 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 19

AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR

LIMA, Vanessa

RU: 2594563

RESUMO

O tema foi escolhido através da vivência no ambiente escolar como docente, onde é nítido uma barreira entre a tecnologia, sala de aula, docente e discente. Com a acelerada renovação dos meios tecnológico, e a rotina diária, tem-se limitado o treinamento dos professores para o uso destes. Os avanços tecnológicos têm provocado nas instituições de ensino, mudanças em seu comportamento no processo educativo, através de diversos meios tecnológicos, o sistema educativo torna-se mais dinâmico. Esta pesquisa tem como finalidade apresentar como ferramenta didática no processo de ensino aprendizagem. É importante considerar que a tecnologia faz parte do contexto atual e deve ser integrado no trabalho pedagógico escolar.

Palavras Chaves: Avanços Tecnológicos, Ambiente Escolar, Comportamento, Professores, Ferramenta Didática, Informação e Tecnologia Educacional.

  1. INTRODUÇÃO

Na educação não poderia ser diferente, a tecnologia vem transformando o cotidiano educacional. O termo tecnologia educacional vem sendo um importante meio ao empregar os recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. É usar a tecnologia a favor da educação, estimulando o desenvolvimento sócio-educativo e melhor acesso à informação dos docentes e educandos. 

Segundo Tajra (1998) a tecnologia está presente em vários  locais  do dia a  dia, mas no campo educacional podemos observar que ela está cada vez mais forte.

A tecnológica avançou rapidamente até chegar aos dias de hoje, alguns professores se esbarram em grandes dificuldades ao tentar alcançar seus alunos na modernidade das tecnologias atuais.

Hoje a internet é fundamental, milhares de usuários, empresas, escolas, multinacionais utilizam a rede ao redor do mundo. A internet mudou nossas vidas radicalmente desde seu início até hoje.

Contar com o apoio de professores no processo de utilizar a tecnologia na escola é fundamental, afinal, são eles que irão utilizar diretamente, por isso, quanto mais a favor da mudança estiverem, melhor.

Além de motivar o uso da tecnologia entre esses profissionais, é preciso ainda ajudá-los a empregá-la da melhor maneira possível, oferecendo treinamentos, para deixá-los mais seguros com o uso dos novos recursos.

Com a nova geração nascida e criada em um mundo dominado pela tecnologia, os professores deverão se adequar ao uso da tecnologia.

A realidade da sala de aula se transformou na última década. Com o avanço da internet e a popularização de aparelhos digitais trouxe um novos desafios para professores, gestores e administradores escolares já que os alunos passaram a trazer a tecnologia para o cotidiano escolar

Segundo Coburn (1988)  a crescente busca pelo uso do computador  e  da internet no ambiente escolar tornou-se muito comum nos dias de hoje. Porém, os profissionais da educação devem tomar cuidado para que os  mesmos  não se tornem a principal fonte de conhecimento. Esses recursos tecnológicos são apenas ferramentas que podem auxiliar e agilizar a vida estudantil, mas o professor continua sendo o mediador do conhecimento e procura conduzir os estudantes também a buscá-lo.

Os estudantes de hoje aprendem com muita facilidade, mas se cansam e se disperção facilmente das práticas repetitivas do ensino. A tecnologia trata-se de uma ferramenta que pode ser utilizada no ensino para que os alunos possam se envolver mais durante o aprendizado.

É necessário cuidado ao utilizar a tecnologia no contexto educional. O aluno deve saber diferenciar entretenimento de conhecimento e respeitar o limite da utilização dos recursos em sala. Nem tudo que está na web acrescenta conhecimento e, nesse cenário, o professor assume o papel de condutor, orientando estudantes a utilizarem as ferramentas com consciência e cuidado.

2. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Educação consiste na formação de um ser crítico. O educando deve adquirir conhecimentos e habilidades essenciais para o exercício da cidadania e inserção no mercado de trabalho.        

O avanço tecnológico está presente no cotidiano de alunos e professores, proporcionando o uso de recursos didáticos na escola, e com isso facilitando o processo de ensino e aprendizagem.

No ambiente escolar, a inserção da tecnologia possibilitou a criação de inúmeras formas de envolver, estimular os estudantes a explorar novas estratégias no ambiente escolar.

Com a globalização e as grandes inovações tecnológicas, internet, televisão, rádio geradoras de informação, uma avalanche de informações chegam a todos os lugares do mundo e são compartilhadas em segundos.

s sistemas educativos enfrentam as novidades e a rapidez desta modernização, tendo não só o desafio de responder a essa demanda, mas o de se organizar suas práticas as novas tecnologias.

Em um momento de avanço tecnológico, o professor deve ter a consciência que a educação vive um novo contexto social, sendo necessário repensar e planejar o trabalho      didático - pedagógico, pois o aprendizado e a exigência de tais recursos reflete diretamente em uma formação contínua do professor.

Libâneo, (2007), afirma que:

... a formação continuada pode possibilitar a reflexividade e a mudança nas práticas docentes, ajudando os professores a tomarem consciência das    suas dificuldades, compreendendo-as e elaborando formas de enfrentá-las. De fato, não basta saber sobre as dificuldades da profissão, é preciso refletir sobre elas e buscar soluções, de preferência, mediante ações coletivas. Libâneo (s/d, p. 227)

Ao professor cabe o papel de estar comprometido no processo, ciente não só da capacidades da tecnologia, do seu potencial e de suas limitações para que possa selecionar qual é a melhor maneira de utilizar e explorar um determinado conteúdo, favorecer a melhoria do processo ensino-aprendizagem, por meio de uma melhoria da prática pedagógica do professor e da transformação do aluno em sujeito ativo na construção do seu conhecimento.

Para D´AMBRÓSIO, (2001), “é preciso substituir os processos de ensino que priorizam a exposição, que levam a um receber passivo do conteúdo, através de processos que estimulem os alunos à participação.”

Desta forma, pode-se observar que a tecnologia é uma realidade global, e que a escola tem a responsabilidade de preparar o aluno para essa realidade.

Na sociedade contemporânea a diversidade de linguagens, e a constante inserção de meios de comunicação faz com que a adaptação de práticas de ensino precise melhorar a qualidade, explorando a aplicação de imagens, movimentos, músicas e artes, mudando a forma de aprender e qualificando o que será trabalhado em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (298.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com