As actividades recreativas; educação infantil
Projeto de pesquisa: As actividades recreativas; educação infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geanirgustavo • 18/11/2013 • Projeto de pesquisa • 2.301 Palavras (10 Páginas) • 380 Visualizações
RESUMO
Esta pesquisa objetivou coletar dados que demonstrassem a importância das atividades lúdicas na educação infantil, visto que jogos e brincadeiras são, conforme os estudiosos, experiências afetivas que se correlacionam ao ambiente e devem ser aplicadas nas crianças em fase escolar. Respaldada por expressivos referenciais teóricos, a proposta de trabalho apresentada permite afirmar a existência de jogos e brincadeiras infantis, que se bem aplicadas, certamente ajudarão no desenvolvimento da educação psicomotora e consequentemente, no processo escolar. Portanto, para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.
Palavras-chave: Atividades lúdicas; Educação infantil; Jogos e brincadeiras; Processo Escolar
SUMÁRIO
1. Introdução.................................................................................................05
2 Revisão Bibliográfica ................................................................................07
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino................................15
3.1Tema e linha de pesquisa........................................................................15
3.2 Justificativa..............................................................................................15
3.3 Problematização......................................................................................16
3.4 Objetivos..................................................................................................17
3.5 Conteúdos...............................................................................................18
3.6 Processo de desenvolvimento................................................................20
3.7 Tempo para a realização do projeto........................................................21
3.8 Recursos humanos e materiais...............................................................22
3.9 Avaliação....................................................................................................
4 Considerações Finais.................................................................................25
5 Referências................................................................................................27
INTRODUÇÃO
O ser humano sempre está descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo domínio sobre o meio em que vive em todas as épocas da vida. Ele nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos, e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.
A esse ato de busca, de troca, de interação, de apropriação é que damos o nome de educação. Esta não existe por si só; é uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam, comunicam-se e comunga do mesmo saber.
A infância é a idade das brincadeiras. Acreditamos que por meio delas a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares, sendo um meio privilegiado de inserção na realidade, pois expressa a maneira como a criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo. Destacamos o lúdico como uma das maneiras mais eficazes de envolver o aluno nas atividades, pois a brincadeira é algo inerente na criança, é sua forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo que a cerca.
A pesquisa aqui apresentada, O lúdico na educação infantil, tem por objetivo oportunizar ao educador a compreensão do significado e da importância das atividades lúdicas na educação infantil, procurando provocá-lo, para que insira o brincar em seus projetos educativos, tendo intencionalidade, objetivos e consciência clara de sua ação em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem infantil.
É muito importante aprender com alegria, com vontade. Comenta Sneyders (1996, p.36) que “Educar é ir em direção à alegria.” As técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão superficial. [...] A educação lúdica é uma ação inerente na criança e aparece sempre como uma forma transacional em direção a algum conhecimento.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar
A literatura especializada no tema não registra concordância quanto a um conceito comum para o lúdico na educação. Porém, alguns autores relacionam o lúdico ao jogo e estudam profundamente sua importância na educação. HUIZINGA (1990) foi um dos autores que mais se aprofundou no assunto, estudando o jogo em diferentes culturas e línguas.
Estudou suas aplicações na língua grega, chinês, japonês, línguas hebraicas, latim, inglês, alemão, holandês, entre outras. O mesmo autor verificou a origem da palavra - em português, “jogo”; em francês “jeu”; em italiano, “gioco”; em espanhol, “juico”. Jogo advém de “jocus” (latim), cujo sentido abrangia apenas gracejar ou traçar.
HUIZINGA (1990) propõe uma definição para o jogo que abrange tanto as manifestações competitivas como as demais. O jogo é uma atividade de ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, seguindo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatório dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentido de tensão, de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana.
Segundo PIAGET (1975) e WINNICOTT (1975), conceitos como jogo, brinquedo e brincadeira são formados ao longo de nossa vivência. É
...