As novas tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto educacional das práticas políticas públicas: possibilidades de luta e resistência
Por: Maria Fernanda • 27/11/2021 • Trabalho acadêmico • 338 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
A partir da leitura do artigo “As novas tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto educacional das práticas políticas públicas: possibilidades de luta e resistência”, destaca-se como objetivo principal compreender como o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), na Educação Básica e, além disso, na Educação Superior, na qual pode ser constituído como ferramenta de combate e oposição ao regresso e políticas que atacam o sistema público de ensino brasileiro. Além disso, ainda é destacado os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Conselho Nacional de Educação (CNE).
Podemos começar falando de como o uso das TDIC é muito importante para o aperfeiçoamento da prática pedagógica e ampliação da formação cultural de professores e estudantes. Na qual é utilizada de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais que tem como objetivo a comunicação, o acesso e a expansão de informações, produzindo conhecimentos e resolvendo problemas. Porém, além de tudo é importante ressaltar que a TDIC passa por algumas dificuldades, como a falta de investimento de recursos para a educação pública, na qual garantem o acesso, a estabilidade dos estudantes e o uso de materiais inovadores e tecnológicos. É de suma importância a oferta de cursos e programas de formação de professores para que possa ter a capacitação necessária para esses profissionais da educação. A tecnologia é considerada aos PCN e ao CNE como indispensável para a construção do conhecimento, tanto para o aluno quanto para o professor e é um recurso necessário para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Por fim, para que haja um trabalho colaborativo entre os educadores utilizando e explorando as TDIC para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes é necessário o enriquecimento do cenário de conhecimentos científicos e pedagógicos. Enfim, é no tempo e espaço dos cursos de licenciatura que os alunos precisam de condições para repensar outros conhecimentos, experiências e vivências que estão baseadas no conhecimento científico, bem como a criação e inovação no processo de uso de tecnologias para efetuar uma prática social significativa.
...