Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Intelectu
Por: mariaflora • 3/5/2023 • Resenha • 401 Palavras (2 Páginas) • 74 Visualizações
[pic 1]
Nome do acadêmico: Maria Aparecida Pereira de Oliveira Flora |
RA: 94143-2022 |
Disciplina: Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla |
Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla |
ATIVIDADE: Resenha Crítica
TEMA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL)
Obrigatória leitura do artigo.
O texto destaca que a inclusão escolar está ligada a movimentos sociais que nos leva a refletir sobre igualdade, as oportunidades onde as sociedades democráticas estão listadas no conhecimento exclusivo e na semelhança de oportunidades. A inclusão propõe a diferença de tratamento como forma de retornar uma igualdade que foi desfeita por formas separadas do ensino especial e regular.
Um tema que produz muitas discussões é a questão política social da inclusão assim como compreender que tratar a diferença não significa tratar todos iguais, pois a diferença propõe um conflito, divisão, a incerteza. Sendo assim tanto na escola comum quanto nas escolas especiais não se deve diminuir nem desvalorizar os alunos.
O trabalho com os portadores de deficiência intelectual é composto pelo (AEE) Atendimento Educacional Especializado, sala de recursos multifuncionais e inclusão na sala de aula do ensino regular acompanhado por um professor auxiliar, onde juntos se completam.
Os espaços escolares não devem ser lugares de discriminação, da capacidade de aprendizagem e adaptação para aqueles que buscam qualificação para trabalhar as diferenças com foco na deficiência intelectual (DI), pois todos são humanos e merecem ser considerados as várias condições como a dignidade humana.
Através do estudo realizado foi possível compreender os vínculos que existem entre os fatores que envolvem a pessoa com (DI) Deficiência Intelectual e as suas habilidades cognitivas.
Neste contexto compreende se que a inteligência humana é caracterizada como um conhecimento em relação a capacidade e adaptação por meio de experiencia em que os seres humanos são capazes de modificar o seu trabalho no qual se envolve conforme as suas necessidades.
...