Atividade I - Freneit e a vida cotidiana
Por: Keila Caires • 26/10/2017 • Relatório de pesquisa • 491 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Atividade I - Freneit e a vida cotidiana
No passado o ensino de ciências para crianças pequenas ocorria de forma intuitiva, baseava-se no estudo, observação, comparação e compreensão da natureza e apesar de estarem presentes na prática pedagógica dos professores, seus saberes não eram identificados. Mais tarde na década de 30, passou a exigir conceitos dos métodos científicos. No Brasil , ao contrário de países como Itália ,Inglaterra, França, e Alemanha o ensino de ciências foi iniciado apensa no século XX e Somente nos anos 70 é que houve um investimento no ensino de ciências, com formação de professores e pesquisadores. Já nos anos 80 é passou a valorizar a construção de seu conhecimento cientifico, começou a ser valorizado, levando em conta seus conhecimentos prévios.
O currículo atual considera o aluno agente ativo no processo de ensino aprendizagem, e que o professor deve ser o mediador e facilitador desse processo de ensino aprendizagem, também a escola deve criar um ambiente de oportunidade de crescimento para as crianças, de forma que suas necessidades sejam atendidas.
Celestine Freinet na metade do século XX critica o modelo de ensino tradicional que usa apenas a matéria para ensinar, pois acreditava que as crianças tinham mais interesse no que se passava a fora da sala de aula do que dentro por isso a escola e o professor devem proporcionar situações em que a crianças possam agir e despertar-lhes o interesse em fazer novas descobertas. A prática educativa defendida por ele era centrada nas crianças em seu cotidiano, satisfazer as necessidades das mesmas, ensinado apenas o que lhes interessava, valorizando suas experiências na construção do conhecimento. Para Celestine Freinet a bagagem teórica do professor não conta, basta apenas que o mesmo respeite e valorize o conhecimento das crianças, estabelecendo vínculos para que esse conhecimento seja trabalhado. Sua pedagogia é baseada na experimentação, no conhecimento técnico e desvalorizava o conhecimento cientifico do professor, e ignorando os conhecimentos produzidos coletivamente pela humanidade.
Diante de tudo que foi estudado, acredito que uma prática pedagógica que se baseia apenas no cotidiano dos alunos e que ensina apenas o que interessa a ele, ignorando os conhecimentos científicos, de certa forma resulta em uma em alienação dos indivíduos, pois os impede que o aluno tenha acesso ao conhecimento acumulado pela humanidade. Para um bom ensino de ciências é preciso mesclar conhecimento prático e, técnico e utilitário ao conhecimento teórico e sistematizado. Para que haja uma formação completa do ser humano, o professor com toda sua bagagem científica dever retomar o seu papel importante de mediador e facilitador do conhecimento.
Referências
http://eadgraduacaounitau.com.br/pluginfile.php/374323/mod_resource/content/1/A_PEDAGOGIA_DE_CELESTIN_FREINET_E_A_VIDA.pdf
http://eadgraduacaounitau.com.br/mod/resource/view.php?id=312901
...