Atividade Prática Supervisionada (ATPS): O processo de Alfabetização
Seminário: Atividade Prática Supervisionada (ATPS): O processo de Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silmarsan • 31/5/2014 • Seminário • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
JENIFER DAIANE XAVIER SCUDELER RA: 364943
MARIA ROSE LANGE RA: 370313
ROSILENE APARECIDA MASCARENHAS RA: 370336
SILVANA CRISTINA MARTINS DOS SANTOS RA: 370339
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Alfabetização e Letramento”, sob orientação do professor-tutor à distância Profª. Msc. Rosemeire Freitas.
Araçoiaba da Serra
2013
Sumário
Introdução 3
O processo de Alfabetização 3
O que significa estar alfabetizado. 5
Alfabetização e letramento 6
Gêneros textuais 7
Competência apresentadas tanto na linguagem oral como na escrita 9
A importância dos textos tanto no processo de leitura como de produção 11
Atividades que envolvem textos de memória 12
Proposta para criar condições de aprendizagem 13
Considerações finais 14
Referências Bibliográficas 15
Introdução
Ao falar em alfabetização e letramento, muitos associam ainda os cansativos exercícios de prontidão. Vem-se através desta analise elucidar algumas atividades que começam a receber maior importância nesse processo. Como estudos sobre a relação entre letras e sons e que todo processo de escrita e leitura parte sempre do sistema linguístico. A memoria que se possui também vem a ser muito importante tanto nas atividades diárias como na alfabetização.
Destaca-se o uso de textos de vários gêneros na aquisição da língua, como os de memorização, principalmente para desenvolver as competências linguísticas dando significado a aprendizagem da língua para facilitar o acesso ao mundo.
A psicolinguista Emília Ferreiro, colaboradora de Jean Piaget, em sua pesquisa demonstra a integração dos objetivos científicos com a realidade social, Ferreiro teve uma importante contribuição para a compreensão do processo de aprendizagem, ela revolucionou a forma de se conceber e trabalhar na alfabetização de crianças.
O processo de Alfabetização
O processo de alfabetização no meu caso foi mais lento, sendo que vim a ser alfabetizada na 1ª série e a Cartilha que era utilizada era a do Mestre André. Para mim era um material didático muito bom. Por não ter ninguém que pudesse me auxiliar, não fui alfabetizada antes de ir para a escola, este processo também não se deu na educação infantil, pelo fato de que naquela época, a pessoa não era matriculada antes dos cinco anos, só com sete anos completo. Passei a frequentar a escola a partir dos oitos anos, apesar disto me alfabetizei no primeiro ano de escolaridade. Minha alfabetização não se deu ao observar um adulto, mas sim com a ajuda de uma pessoa muito especial, minha professora, maravilhosa para com todos. Do que me recordo é que foi a melhor época, não me preocupava com nada, além de estudar e aprender, o lado ruim, foi causado pelo fato de ser uma pessoa muito tímida e isto me atrapalhava até mesmo no contato com a professora.
Estar alfabetizado é quando a pessoa é capaz de produzir som a partir dos códigos escritos e quando é capaz de desenhar estes códigos, é um processo lento e gradual, onde algumas pessoas apresentam um grau maior de entendimento do que a outra. (Maria)
Frequentei a escola desde a educação infantil, gostava muito, fui alfabetizada ao final do 1º ano do ensino fundamental. Na minha época tínhamos apostila, era bem diferente e a minha professora a quem devo todo o crédito por este processo era espetacular. Recordo-me pouco dos detalhes, mas sei fui muito feliz.
Estar alfabetizado para mim, é ser capaz de decifrar os códigos alfabéticos produzindo
...