Atps educaçao infantil
Por: maisajaja • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
A
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDCAÇÃO INFANTIL.
-a formação inicial do educador para uma Educação Infantil de qualidade.preciza-se de conhecimentos .para uma educação de qualidade na educação infantil , precisa-se de um bom professor bem preparado e com uma boa formação .
para o educador ter uma boa aula com diversidade e com qualidade ele precisa se prepara de varias formas , sempre se informando e buscando novas culturas sendo assim passando para as crianças origem, cultura , nacionalidades. de pessoas com varios limguajas diferenciado vivenciando entao o multiculturalismo.
O processo de construção de um projeto educacional de qualidade para a criança de 0 a 6 anos tem de ser contínuo. A formação inicial básica , como proposto pela nova LDB, ou o retorno dos educadores para escola através de programas , palestras , midias e outros .Uma educação de qualidade exige formação em serviço dos profissionais envolvidos,sempre e busca de novidades . Essa formação deve estar relacionada ao saber, ao saber fazer e ao saber explicar e planejar o fazer.
Para isso é preciso formar o educador através de observações, discussões e reflexões sobre suas ações cotidianas no interior da creche ou pré-escola. Nesse processo, é necessário dar especial atenção às crenças, valores e projetos de vida desse profissional, a sua própria identidade pessoal que, intimamente associada a sua identidade profissional, influencia a qualidade geral de seu trabalho. O que ele pensa a respeito da sociedade, da função social da creche, da escola e da educação ! Não lhe basta apenas obter conhecimentos e técnicas, dominar conteúdos e metodologias de ensino. Essa proposta muda conforme as possibilidades da instituição, o momento histórico, a população atendida e a dinâmica das relações que ali ocorrem.
O educador deve observa o desenvolvimento individual de cada criança que esta trabalhando no momento, pois as crianças percorrem caminhos parecidos, mas em velocidades diferentes, de acordo com o meio em que vivem e principalmente dos estímulos que recebem dos adultos que as cercam. É conhecendo bem o seu grupo que o professor saberá se determinado conteúdo é adequado ou não.
O professor de Educação Infantil, e muitos profissionais ainda não têm formação adequada, recebem remuneração baixa e trabalham sob condições bastante precárias. A estrutura do Referencial Curricular Nacional foi pensada na intenção de tornar visível esta articulação, relacionando objetivos gerais e específicos, conteúdos e orientações didáticas.
nos trabalhos que são orientados e direcionados ao o grupo de crianças dividido por idade ou por materiais que são oferecidos na unidade .
...