Aula interdisciplinar na educação infantil
Por: marciamello • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 870 Palavras (4 Páginas) • 1.395 Visualizações
Aula interdisciplinar na Educação Infantil
TEMA DA AULA: Construindo o conceito de números pares
FAIXA ETÁRIA: 5 a 6 anos
EIXOS ABORDADOS: Movimento, música, linguagem oral e escrita, ciências e sociedade, artes visuais
OBJETIVOS: Construir o conhecimento lógico-matemático, através de material concreto, desenvolvendo a atenção, concentração e observação. Relacionar e agrupar elementos determinando seus pares e despertar o espírito de cooperação e de trabalho em equipe.
.
JUSTIFICATIVA: O ato de contar, formando par, realizado pelas crianças, tem seu significado modificado de acordo com o contexto e o desenvolvimento da compreensão que adquirem sobre o número. É importante que as crianças entendam o sentido do que estão fazendo, e a contagem de objetos colabora para isso.
RECURSOS: Material reciclável, som, cd, folha sulfite.
TEMPO: 3 horas.
ACOMPANHAMENTO DO ALUNO: Acontecerá durante todo o processo, observando-o na roda de conversa e no registro em folha.
DESENVOLVIMENTO:
1ª etapa - Após a chegada, fazemos a meditação com a leitura de um texto bíblico (linguagem infantil), oração e cantamos a música “Bom dia” (Compositor: Júlio D'zambê). Recolhemos a agenda juntamente com os cadernos de lição de casa, em seguida iremos ate o calendário para nos certificar que dia é hoje e ao quadro de rotina para ver como será nosso dia.
2ª etapa - Roda de conversa: Todos são convidados a fazer um círculo de mãos dadas e cantamos a musica “Bom dia coleguinha como vai” (autor desconhecido). Após uma breve confraternização nos assentamos e coloco dentro da roda nossa caixa surpresa. Dentro dela está o recurso preguicinha que foi decorada com um fundo azul e um lindo sol. Antes de abri-la cantamos a musica do “Sol querido sol” (autor desconhecido). Em seguida damos início a nossa roda de conversa. A palavra chave é “PAR”. Á medida em que se abre a palavrinha lentamente, as crianças pronunciam o som de cada letra que aparece, emendando cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Por fim aprendem, descobrem e pronunciam a palavra chave corretamente.
3ª etapa – É hora do diálogo! Tudo começa com uma pergunta: O que é par para você? Nesse momento é preciso parar para ouvir o que as crianças têm a dizer, dar oportunidade ajudando-as a explicitar suas idéias tornando-as compreensivas, propondo ganchos de conversa, estimulando o grupo a continuar o assunto. É bem possível que as crianças irão associar par com as coisas que compramos, que vestimos, membros do nosso corpo, enfim com certeza iremos chegar a muitas explicações, e à medida que as idéias vão se aproximando do nosso objetivo, é momento de entrarmos com a exposição do conceito de números pares.
4ª etapa – Após uma breve explanação sobre os números pares é momento de abrirmos a caixa surpresa. Dentro delas há várias tampinhas de garrafa. Separo 15 e entrego 5 delas a 3 alunos por vez. Peço que formem pares com as tampinhas e peço que me expliquem o que aconteceu. Ao perceberem que sobrou uma, é hora de se aproveitar o gancho e explicar que “tudo que sobra do par é impar”. Nosso foco são os números pares, mas não vejo problema em citar a palavra “impar”. Já é um gancho! Todos terão oportunidade de atuar e sempre com números de tampinhas diferentes. Apesar de termos estipulado um tempo para nossa roda, não podemos nos apressar. É preciso ter o controle e agirmos de forma que todos participem e tirem um resultado positivo da atividade.
...