Aulas de Informática no Ensino Fundamental - Tempo Integral
Por: hildoca • 6/6/2015 • Ensaio • 485 Palavras (2 Páginas) • 1.664 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL DR. JOÃO PORFÍRIO – 2015 SALINAS-MG
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Plano de Ação
Aulas de Informática no Ensino Fundamental - Tempo Integral
Professora: Nayara Alves da Cunha
Salinas-MG/2015
PLANO DE AÇÃO PARA AULAS DE INFORMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – TEMPO INTEGRAL
ESCOLA ESTADUAL DR. JOÃO PORFÍRIO – 2015 / SALINAS-MG
JUSTIFICATIVA
Sabemos que a informática na educação é importante, pois os alunos aprendem de forma lúdica, pretende-se a partir deste plano de ação incluir os alunos digitalmente. Como a comunidade na qual está inserida em sua maioria é desprovida de recursos tecnológicos em casa, muitos alunos só tem a oportunidade de conhecer novas tecnologias dentro da escola.
Com a tecnologia inserida na escola consegue-se despertar a curiosidade, interesse e as descobertas dos alunos em desejar aprender e de participar da construção dos seus conhecimentos.
O proposito de revitalizar esse espaço, cativando sua clientela, de forma natural, através da dinamização de seu ambiente, do desenvolvimento de ações especificas, direcionadas ao público alvo que atraído para este ambiente dinâmico, passa a ver e a interagir com um mundo de informação de forma critica e ativa.
OBJETIVO GERAL
Incluir digitalmente os alunos com o objetivo de auxiliar na construção do conhecimento, oportunizando- lhes condições de manipular o computador como suporte para suas descobertas.
A robótica educacional como matéria de ensino, visa, portanto, preparar os mesmos para montar mecanismos robotizados simples com sucatas, fornecendo assim noções de robótica, possibilitando o desenvolvimento de habilidades. Em resumo, incentivar a criação, o desenho, o desenvolvimento, a programação e a utilização de um robô, que está intimamente interligada com a solução de problemas do "mundo real", podendo dar a cada um deles um embasamento sólido para o desenvolvimento de seus próprios projetos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Despertar o interesse dos alunos pela ferramenta computador;
- Divulgar os trabalhos feitos pelos alunos utilizando de mídias;
- Realizar confecção do jornal informativo de atividades realizadas pelos alunos;
- Desenvolver trabalhos com fotografias e vídeos;
- Apresentação do computador e suas partes a partir do seu manuseio, agregando noção de zelo pelo equipamento;
- Realização de atividades lúdicas que focalizem a habilidade de segurar o mouse e utilizar o teclado;
- Utilização de softwares ou objetos de aprendizagem específicos, que apresentem imagens, sons, sores e movimentos para sistematizar;
- Observar o comportamento dos alunos durante as aula quanto ao interesse, assimilação dos conteúdos, interação com a equipe, desempenho e evolução na produção dos trabalhos e pesquisas. Intervindo sempre que o aluno demonstrar dificuldades ou desinteresse.
- Desenvolver atividades diferentes que possam favorecer e desenvolver a troca de ideias e experiências entre os alunos;
- Introduzir o conceito de robótica.
- Elaborar construções robóticas, de maneira a realizar um experimento.
- Levantar hipóteses, testá-las e avaliar os resultados.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser feita durante todo o processo, levando-se em conta as atividades desenvolvidas e suas finalidades. A divulgação de resultados se dará através de relatórios apresentando o desenvolvimento das atividades realizadas, considerando dificuldades, avanços e propostas para melhoria, visando sempre aperfeiçoar a utilização do laboratório de informática.
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