Autonomia dos Profissionais da Educação no Espaço Escolar
Por: spider16 • 31/8/2016 • Projeto de pesquisa • 449 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
O Exercício da autonomia pelos profissionais da educação no espaço escolar.
No âmbito escolar há inúmeras extensões que norteiam e estão diretamente ligadas a tudo aquilo que diz respeito à vida escolar, seja como profissional, aluno ou até mesmo a comunidade, que atualmente tem aval para participar de maneira democrática de diferentes determinações escolares, uma delas é o desenvolvimento do Plano Político Pedagógico PPP.
Fazendo parte da maioria das decisões individual e coletivamente, essas extensões têm como desígnios por uma educação com propriedade e equidade, formando cidadãos socialmente responsáveis, elas subdividem em pedagógico, financeiro, jurídico e administrativo e são chamadas como autonomia no espaço escolar. Pedagógico: visando um ensino de qualidade leva-se em consideração a democracia, inserindo a comunidade na definição do PPP, de maneira a suprir os interesses de todos gerando um ensino satisfatório suprindo a necessidade dos alunos daquele local.
Jurídico: cada escola pode elaborar suas regras em conformidade com a legislação educacional, considerando as particularidades da instituição e da região onde se localiza.
Financeiro: temos duas situações, onde a autonomia da escola pode ser parcial ou total, quando ela é parcial administra-se somente parte dos recursos sendo o restante de responsabilidade do órgão central educativo, quando a autônima é total a responsabilidade da administração de recursos financeiros é inteiramente da escola.
Administrativo: É um setor de grande importância dentro de uma escola é através dele que poderão ser tomada as decisões de preparação e programação de projetos voltado para o segmento do ensino desenvolvido pelo Conselho Tutelar da escola juntamente com a comunidade, são pessoas aptas para a realização democrática na formação desses conceitos.
A autonomia no espaço escolar vem sendo de forma progressiva alcançada pelos profissionais da área e sociedade, é obvio que ainda há um caminho árduo e bastante longo a ser percorrido até que o resultado seja satisfatório e corresponda positivamente às expectativas de todos que incansavelmente lutam pelo objetivo de descentralização de domínio, haja vista que a participação política e social é imensurável para obtenção de tal resultado, segundo os profissionais com a descentralização de poder alcançaremos uma prática pedagógica que vai de encontro com as reais necessidades da grande massa popular.
Assim sendo a escola passa a ser reconhecida como participativa trabalhando os aspectos relevantes para a escola e comunidade, deixando explicito que somos assegurados pela Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96) em seu artigo 12, inciso VI, que estabelece a autonomia para corpo docente em conjunto com pais e alunos determinar regras, normas e preceitos pertinentes a escola, encontrando sua identificação dentro da sociedade.
Referencial Bibliográfico:
www.infoescola.com/educacao/tipos-de-autonomia-escola
...