Avaliação na Educação Básica
Por: Elisângela Moreno • 1/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.383 Palavras (6 Páginas) • 162 Visualizações
ATIVIDADE DA AULA 05:
Nesta aula 05 teve como pretensão apresentar reflexões sobre diversas percepções teóricas quanto ao processo avaliativo no sistema educacional de ensino. Com arguições de autores que mencionam quanto aos tipos de avaliação existentes e quais são condizentes ao ensino como uma construção dialógica, a fim de que seja avaliado não somente a aprendizagem dos alunos, mas também o processo de ensino através da prática educativa, promovendo assim, a ação – reflexão – prática. 1. Neste sentido, elabore um texto argumentativo (de sua autoria) de 15 a 20 linhas sobre a importância da avaliação como eixo norteador para a organização do trabalho pedagógico.
LEMBRETE: Todo texto necessita de título, começo, meio e fim, preocupando-se com o rigor científico e ético mediante as pesquisas realizadas, inserindo sempre as referências das fontes pesquisadas no final da atividade. (Valor 1,25)
Avaliação na Educação Básica
A avaliação na aprendizagem em relação entre professor e aluno é de suma importância, pois é por meio desta interação com o outro que o docente vai poder contribuir e orientar seus alunos no processo de aprendizagem. Ela deve ser vista como uma forma de estimular o aluno a aprender mais, sendo aplicada de forma dinâmica e participativa.
O professor precisa avaliar seu aluno constantemente não apenas por prova, mas também por meio da observação durante as aulas, em seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor, social e principalmente conforme sua participação para melhor construção do conhecimento e aprendizagem.
A avaliação é algo indispensável para o professor principalmente porque ele também precisa se auto avaliar sempre para saber como está seu trabalho pedagógico. Portanto o processo de avaliação tem por finalidade diagnosticar e refletir sobre como vem sendo planejado e desenvolvido o processo de ensinar e aprender.
Assim auxiliando o professor no desempenho do seu trabalho pedagógico através de uma reflexão crítica sobre sua própria prática pedagógica, contribuindo, assim, para um melhor desempenho de suas aulas, como também contribuindo para o processo de aprendizagem de seus alunos.
Referencia: BORGES, Elizabete Velter. Didática 1.Pedagogia. Dourados: UNIGRAN, 2014. P.
ATIVIDADE DA AULA 06:
Na aula 06 estudamos sobre o educador e suas competências pedagógicas relacionadas sobre como organizar, executar e apreender os conteúdos pertinentes ao processo que envolve o educador. Também, quanto a reflexão das competências necessárias ao desenvolvimento de um papel fundamental na disseminação dos conteúdos, bem como, a exercer de forma organizada e didaticamente os conhecimentos adquiridos, por meio do domínio e uso dos computadores no contexto contemporâneo. De acordo com Perrenoud (2000), elabore um texto de 20 linhas, argumentando sobre a importância das dez competências necessárias ao profissional da educação. Não há necessidade de citar ou escrever novamente as competências, mas sim, argumentar sobre as mesmas. (Valor 1,25)
Competência Profissional
Segundo Perrenoud (2001b), competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos para enfrentar com pertinência e eficácia uma série de situações. As competências não são apenas saberes, mas integram, incorporam conhecimentos adquiridos no decorrer da história de vida da pessoa.
Portanto, ensinar é viver e respeitar tudo que nos cerca, ativar sonhos nas crianças, levar alegria á sala de aula e, acima de tudo, ensinar as crianças a pensar. Os sonhos devem vir acompanhado pela busca indeterminável da formação continuada do profissional pedagogo para que essa crianças, além de garantir seu futuro cresça, cidadãos empreendedores, felizes e criativos.
Por isso a importância da competência profissional para ensinar, pois através delas saberemos como organizar e conhecer os conteúdos a serem ensinados, observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, estar sempre fornecendo apoio integrado para os alunos com dificuldade e utilizar novos métodos de ensino,
Um professor competente trabalha em equipe, participa da administração da escola, sempre envolve os pais na construção dos saberes, assim ajudando a prevenir violência na escola e fora dela, lutando contra os preconceitos e das discriminações sexuais étnicas e sociais.
Acima de tudo, saber administrar sua própria formação sabendo explicar as próprias práticas de seu programa pessoal de formação continua. Esses saberes são necessários e úteis, mas sua mediação e construção devem partir de uma discussão filosófica sobre a função da escola em suas condições concretas e de um projeto de sociedade.
Referencia: BORGES, Elizabete Velter. Didática 1.Pedagogia. Dourados: UNIGRAN, 2014. P.
ATIVIDADE DA AULA 07:
1. Os conteúdos desta aula 07 foram organizados tendo como finalidade, apresentar e discutir sobre as questões inerentes aos saberes pedagógicos necessários à formação profissional, bem como a ação docente mediante construção da identidade do professor através do saber pedagógico e didático.
Portanto, como os pilares da educação podem interferir nos saberes docentes visando a construção da identidade profissional do educador? (elabore esta resposta com no mínimo 10 linhas) (Valor
...