BRINQUEDOTECA
Por: johsy • 12/9/2015 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – Educação Profissional em Ambientes não Escolares
A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar livremente, um brincar espontâneo e prazeroso, aprender sem cobranças. Para os profissionais é um espaço de observação, onde é possível verificar o desenvolvimento da criança, em todos os sentidos, através da brincadeira.
A brinquedoteca promove atividades lúdicas, que estimulam e facilitam o relacionamento com outras crianças, ou seja, a socialização, além de desenvolver as habilidades cognitivas e motoras, resgata o ato de brincar como elemento essencial para o desenvolvimento integral das crianças.
O espaço físico dever ser distribuído de maneira agradável, alegre, provocando a curiosidade na criança. Não existem regras para exposição dos brinquedos, deverão estar dispostos de maneira em que as próprias crianças escolham com os quais querem ou preferem brincar. A professora deverá estar presente sempre, não para interferir, mas para auxiliar quando necessário e quando for solicitada, além de fazer as observações que achar necessárias e pertinentes a cada criança.
INTRODUÇÃO:
COMO DEVE SER O ESPAÇO DE UMA BRINQUEDOTECA ESCOLAR?
JUSTIFICATIVA:
O espaço desta brinquedoteca deve ser amplo, criativo, estimulante. Nesse espaço, é preciso haver uma grande variedade de brinquedos, móveis adequados e uma decoração específica de modo que as crianças sintam-se acolhidas e livres para que possam brincar e expressar-se tanto sozinhas como em grupos. Também é necessário que contenham ambientes como os “cantinhos” para as atividades diversas como: A hora da história, das invenções e outros.
OBJETIVOS:
O objetivo desse tipo de brinquedoteca é o de estimular a criança a brincar livremente sem que ela se sinta forçada a praticar tais atividades, promovendo a socialização, a criatividade e a imaginação, dando a devida importância ao uso dos brinquedos e jogos no processo de seu desenvolvimento, pois tanto as brincadeiras quanto os jogos, são atividades que têm funções lúdicas e educativas que favorecem assim a sua aprendizagem.
A brinquedoteca não só auxilia na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e na construção do pensamento das crianças.
METODOLOGIA
- Bonecos de diversos materiais
- Jogos de tabuleiro
- Uma caixa decorada e apenas com um buraco onde a mão entra e dentro papéis escritos com várias atividades e CD musical e um aparelho de som.
AVALIAÇÃO DO PROJETO:
Brincar é um momento indispensável na vida de toda criança para um desenvolvimento saudável. Os brinquedos e os jogos têm um papel importante nesse desenvolvimento, pois fazem parte de toda a infância.
A arte de brincar traz benefícios no desenvolvimento da imaginação, na autoestima, na confiança, no autocontrole, na cooperação com isso ela aprende a se comunicar com outros e com ela mesma.
...