BULLYING NA ESCOLA
Por: erikabevilaqua • 11/6/2018 • Projeto de pesquisa • 721 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ERIKA ANTÔNIA SOUSA BEVILAQUA
BULLYING
BULLYING NA ESCOLA
LUZILÂNDIA, 2017.
ERIKA ANTÔNIA SOUSA BEVILAQUA
BULLYING:
BULLYING NA ESCOLA
Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Federal do Piauí- UFPI/Centro de educação à Distância-CEAD, Como pré-requisito Avaliativo na disciplina Fundamentos Teórico- Metodológico da Prática Educativa II no curso de Licenciatura em Pedagogia, soba orientação da Prof.ª Hellen Matildes Rodrigues Sá Silva e co-orientação da Tutora presencial Prof.ª Espec. Aurinete Rodrigues Dos Santos e Prof.° Tutor à distância Marinaldo Rodrigues da Silva.
LUZILÂNDIA, 2017.
SUMÁRIO
1- NTRODUÇÃO
2- TEMA E DELIMITAÇÃO DO TEMA
3- JUSTIFICATIVA
4- PROBLEMA
5- QUESTÕES NORTEADORAS
6- OBJETIVO GERAL
6.1- OBJETIVO ESPECÍFICO
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é resultado de uma rápida leitura fundamentada no tema: O bullying. O referido tema foi escolhido por fazer parte de uma realidade atual dentro e fora da escola e que é enfrentada por crianças dentro da escola e por muitas vezes levada para fora da mesma.
Este projeto tem como principal objetivo conhecer o que é o bullying, como identificar vitimas e agressores e como ajudar os envolvidos nesta violência, tentar despertar pais, educadores, alunos e a sociedade em geral para a prática do bullying e tentar apresentar alternativas para enfrentar o problema do bullying.
Baseada em alguns livros como da autora Camargo (2009), onde a mesma fala do assunto referente a este projeto e traz uma reflexão sobre a educação de nossos filhos ou alunos frente ao complexo mundo em que vivemos e também sobre nosso papel, como educadores, na diminuição dos casos de bullying.
Ao fazer uma leitura do livro de Fante (2005), onde ela retrata a realidade mundial, mas destaca a realidade vivida aqui no Brasil, onde ela apresenta um programa inédito e prático que pode ser aplicado em escolas, e já as autoras Beaudoin e Taylor (2010) elas trazem um enfoque diferente, onde elas falam alternativas de como enfrentar o problema do bullying.
Neste sentido, este projeto vem tentar compreender as maiores causas do bullying e tentar trazer algumas alternativas para enfrentar esse tipo de violência.
...