BULLYING- VIOLÊNCIA NA ESCOLA E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR
Por: kajupeli08 • 9/10/2018 • Trabalho acadêmico • 5.491 Palavras (22 Páginas) • 320 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO DE PSICOLOGIA
BULLYING- VIOLÊNCIA NA ESCOLA E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR
ANÁPOLIS
2015
Karen Juliane Pedroso Lima
“6° período”
BULLYING- VIOLÊNCIA NA ESCOLA E O PSICÓLOGO ESCOLAR
Seminário apresentado ao curso de psicologia referente ao bullying e a violência no contexto escolar e a atuação do psicólogo.
Orientadora: Roberta Cristina.
ANÁPOLIS
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem com a seguinte questão, de que forma o psicólogo escolar pode atuar diante a violência no contexto escolar? Verificar como é atuação do psicólogo perante a violência nas escolas, analisar sistematicamente as causas da violência e os tipos mais frequentes, observar a importância da estrutura em relação adaptação do aluno, investigar a relação de dialogo entre professor-aluno, desenvolver ações preventivas ao uso de drogas na escolar.
O seguinte projeto contribuirá de forma acadêmica a analogia para o envolvimento de aprendizagem sociocultural decorrentes do ambiente escolar à frente da violência causada pelo efeito do bullying vinda dos educandos, no qual precisam de uma perspectiva de acréscimo de dignidade, respeito, responsabilidade e conviver com as diversidades.
A relevância do projeto baseia-se em uma análise da temática de como as crianças compreendem o conceito do bullying, e também enquadrar a um estimulo de pesquisa para desenvolver reflexões amplas do assunto, com o intuito de amenizar o impacto que a violência venha causar através do bullying.
Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica a partir de um conjunto de obras literárias, escrita e extraída de relatos e artigos científicos, baseados através da elaboração de pesquisas no qual dará uma base teórica ao tema a ser trabalhado. Utilizou-se do método de entrevista que é caracterizada e usada como uma coleta de dados, que baseia-se nos referenciais teóricos e ao problema de pesquisa, assim pode-se expor opiniões reais de pessoas que vivem neste contexto abordado. É de extrema e fundamental importância estabelecer técnicas e procedimentos para transmitir confiança a pessoa entrevistada.
Em primeiro momento o leitor irá observar como é a atuação do psicólogo escolar, em um segundo momento pode-se encontrar como o psicólogo escolar pode contribuir em relação a violência psicológica, sexual e institucional no âmbito escolar, e pôr fim à análise e discussão de uma entrevista com uma professora de ensino fundamental.
PROBLEMA DE PESQUISA
Qual o impacto da violência causada pelo efeito do bullying em crianças do ensino fundamental de escolas privadas?
Os atos de violência praticados na escola atualmente pode ter relação com o bullying?
Estará sociedade, professores e alunos preparados para identificar, lidar e combater bullying?
OBJETIVOS
GERAL
Verificar sistematicamente as causas e efeitos que a violências resulta em alunos que sofrem e praticam o bullying.
ESPECÍFICOS
Investigar o que leva uma criança a praticar bullying.
Analisar os danos físicos e morais que o bullying acarreta.
Observar os comportamentos que a criança demostra ao ser vítima de bullying.
- ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO ESCOLAR
A psicologia escolar teve o surgimento interligado primeiramente a psicometria, com a aplicação de testes psicológicos, com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos, voltado para o diagnóstico e cura. Com o objetivo de avaliar os fatores socioculturais e pedagógicos.
Essa atuação é utilizada na perspectiva preventivo-curativo, em que os conhecimentos psicológicos seriam utilizados no diagnóstico e intervenção junto a alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, onde ao psicólogo é atribuída uma função eminentemente técnica.
O psicólogo escolar tem o objetivo de contribuir para uma melhor ampliação e otimização dos processos que ocorrem no contexto escolar, contribui na cooperação e prevenção de possíveis problemas e situações. Os problemas disciplinares e o baixo rendimento escolar é um assunto de séria preocupação que o psicólogo escolar tem tido uma intervenção positiva e útil.
É de grande valia que o psicólogo escolar esteja disposto a transformar o meio educacional, é necessário que ele faça uma profunda reflexão sobre sua prática no contexto escolar. A atenção focada principalmente para o aluno é uma das maneiras preventivas para possíveis dificuldades de aprendizagem. Isso requer a atuação conjunta com professores, para que juntos possam trabalhar a estimulação de potencialidades daqueles alunos específicos, e a partir daí, desenvolverem um processo saudável de ensinar e aprender, comprometendo dessa forma com o processo de mudanças. Também é importante conhecer o dia a dia da escola, ou seja, a realidade da escola como um todo, para que o psicólogo possa contribuir para o repensar da escola e como os seus integrantes (professores, alunos, diretores, pais, faxineiros e outros), agem e interagem diante da realidade.
Os resultados positivos na educação, desenvolvimento, aprendizagem e atenção focada, são necessários o envolvimento de toda equipe disposta a cooperar e oferecer cuidados especiais.
O Psicólogo desde sua integração nas escolas tem-se considerado como um técnico que contribui para o melhoramento do ensino e aprendizagem. A compreensão desta função nos remete a história da divisão social do trabalho (DST), fenômeno que consolidou no século passado, a Divisão Social do Trabalho é explicada pela necessidade de fiscalizar hierarquia e disciplinar os trabalhadores, atribuindo a estes funções cada vez mais distanciadas dos meios e dos processos de produção como um todo.
...