Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
Por: Priscila Da Silva • 25/3/2023 • Trabalho acadêmico • 448 Palavras (2 Páginas) • 71 Visualizações
Acadêmica: Priscila da Silva
Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
Importância do brincar para a criança de 0 a 5 anos e 11 meses
A introdução de brinquedos e brincadeiras na educação infantil é de extrema importância, pois define o que se pensa da criança.
Mesmo pequena, já toma decisões, interage com as pessoas, se expressa em gestos, olhares, palavras. O brincar é uma ação livre e de direito dos pequenos, trazendo eles para o mundo imaginário. No entanto a opção brincar desde o início da educação infantil é que garante a cidadania da criança e das ações pedagógicas de maior qualidade. Muitos tendem a dar maior destaque após o período de dois anos de idade como característico dos processos imitativos. O período anterior a esse, é visto como um preparatório para o aparecimento do lúdico.
As brincadeiras são as atividades principais do dia-a-dia, dá a ela o poder de tomar suas decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, e aos outros, ao brincar a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, pessoas, natureza e da cultura, se expressando por meio de várias linguagens, mas dando destaque do brincar no plano da imaginação pela mobilização dos significados. Enfim, a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e a se desenvolver.
É preciso desconstruir a visão equivocada para pensar na criança inteira, por isso se dá a pouca qualidade da educação infantil, pois alguns estabelecem oposições entre o brincar livre e o dirigido. Observando outras crianças e as intervenções da professora, ela aprende novas brincadeiras e suas regras, assim depois reproduz ou cria novas brincadeiras, garantindo o lúdico.
Para educar a criança na creche e pré-escola é necessário integrar um conjunto de tarefas com suas especificidades dependendo do projeto curricular, e para planejar um currículo é preciso conhecer a criança, pois cada uma é diferente da outra. Cabe as instituições espaços diferentes as do lar, educando e selecionando brinquedos de qualidade, para garantir a segurança, e ampliar oportunidades para o brincar, considerando as várias características; tamanho durabilidade, não tóxico, e adequado a seu uso quanto; atender a diversidade racial, não induzir os preconceitos de gêneros, classe social etc.
Segundo o artigo 9º das Diretrizes Curriculares de Educação Infantil, se tem a análise do brincar: os eixos norteadores das práticas pedagógicas devem ser as interações e a brincadeira, indicando que não se pode pensar no brincar sem as interações: Interação com a professora, crianças, brinquedos, materiais, criança e ambiente, e interações entre instituição família e a criança.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, as práticas pedagógicas devem garantir experiências diversas como: práticas e cuidados que promovam a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguístico e social da criança.
...