Brinquedoteca
Por: santos93 • 26/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 523 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Por muitos anos acreditou-se que brincar era um passa tempo sem nenhum objetivo. Vários estudiosos e os pesquisadores comprovaram a importância do brincar no desenvolvimento infantil. É através das brincadeiras que a criança passa por uma experiência imaginária e reproduz situações reais, ampliando sua capacidade de criar, pensar, falar e agir.
O brinquedo e a brincadeira fazem parte do cotidiano da criança.
O conceito de infância vem se aprimorando a cada dia, colocando o lúdico como dinâmica fundamental para o desenvolvimento das crianças haja vista que faz parte de um processo cultural que passa de geração em geração e que promove consequentemente, a interação entre os indivíduos.
Cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.
A brinquedoteca é um espaço que proporciona, por meio da atividade lúdica, a construção e reconstrução do conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado, sendo um ambiente de compreensão da realidade como um todo.
Dessa forma, a brinquedoteca deve se constituir um espaço para que o jogo e a brincadeira sejam tratados como atividades voluntárias e livres, despertando o raciocínio, o significado de ganhar e perder e o convívio com outras crianças no mesmo grupo.
2 DESENVOLVIMENTO
As brinquedotecas tem se configurado como um espaço de aprendizagem, tanto para crianças como pra jovens e adultos. São muitas as experiências em brinquedotecas. Brincar e jogar são uma ação social, pois permite à criança relacionar-se com os outros, equilibrar o corpo com a alma, evadir-se equivalente da realidade, experimentar sem medo de errar, além de transmitir calores bens e produtos culturais.
Nos anos da grande depressão econômica norte-americana, por volta de 1934, em Los Angeles, o dono de uma loja de brinquedos queixou-se ao diretor da Escola Municipal, de que as crianças estavam roubando brinquedos. O diretor chegou à conclusão de que isto estava acontecendo porque as crianças não tinham com o que brincar. Assim, iniciou um serviço de empréstimo de brinquedos como recurso comunitário. O chamado Los Angeles Toy Loan existe até hoje. Porém, foi na Suécia, em 1963, que esta idéia foi mais desenvolvida. Com o objetivo de emprestar brinquedos e dar orientação às famílias de excepcionais sobre como poderiam brincar com seus filhos, para melhor estimulá-los, duas professoras, mães de excepcionais, fundaram a Lekotek (ludoteca, em sueco), em Estocolmo.
No Brasil também começou a ser desenvolvido a partir da necessidade de ajudar a estimular crianças deficientes. Em 1971, por ocasião da inauguração do Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, aconteceu uma exposição de brinquedos pedagógicos. O interesse despertado pelo evento foi tanto que fez com que ele fosse transformado em um Setor de Recursos Pedagógicos dentro da APAE, que em 1973 implantou o Sistema de Rodízios de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, a Ludoteca. Todos os brinquedos do Setor Educacional da APAE foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes de uma biblioteca circulante. Apenas em 1981 foi montada a primeira brinquedoteca do país, a Brinquedoteca Indianópolis, em São Paulo, tendo como diretora, a responsável pela criação do termo Brinquedoteca, a pedagoga Nylse Cunha.
A partir de 1984, devido ao movimento crescente em torno do tema, surgiu a necessidade de se criar uma associação que abarcasse a demanda. Desde então, a Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri vem trabalhando em prol da divulgação do brincar, bem como formando brinquedistas e auxiliando na montagem de brinquedotecas por todo país.
As brinquedotecas são criadas por diversas razões, principalmente pelo caráter educacional e até terapêutico. Ela pode ter diferentes finalidades no âmbito lúdico, como por exemplo: brinquedotecas especializadas em atendimento a crianças da primeira infância, outras somente para empréstimos de brinquedos. Podendo com isso ter vários objetivos como: estimular o desenvolvimento integral das crianças, valorizar o brincar e as atividades lúdicas, possibilitar à criança o acesso a vários tipos de brinquedos e de brincadeiras, enriquecer as relações domésticas através da participação dos adultos nas atividades infantis, emprestar brinquedos e desenvolver costume de responsabilidade e cooperação entre as crianças e adultos.
Oliveira (1993) ao se referir a Vigotsky, afirma que este creditava que, acima de tudo, jogando com outros, as crianças são capazes de resolver dificuldades que não resolveriam em situações normais.
A brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincar livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.
Sobre o espaço da brinquedoteca menciona Santos (2000).
Falar sobre brinquedoteca é falar sobre os mais diferentes espaços que se destinam à ludicidade, ao prazer, ás emoções, as vivencias corporais, ao desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da autoestima, do autoconhecimento positivo, da resilência, do desenvolvimento do pensamento, da ação, da sensibilidade, da construção do conhecimento e das habilidades. (SANTOS, 2000).
Para implantar uma brinquedoteca, é necessário ter definidos os objetivos e o público alvo a ser atendido. Veja abaixo alguns tipos de brinquedotecas:
• Brinquedoteca pedagógica: funciona nos moldes de uma biblioteca de brinquedos e materiais pedagógicos para uso dos professores.
• Brinquedoteca escolar: é um setor da escola aonde os alunos vão para brincar ou escolher jogos para levar para casa.
• Brinquedoteca de empréstimo: funciona como uma biblioteca circulante e empresta brinquedos para as crianças levarem para casa por período determinado.
• Brinquedoteca terapêutica: onde a criança recebe atendimentos clínicos especializado, desenvolvidos através de brinquedos, que a criança também pode levar para casa.
• Brinquedoteca hospitalar: é um departamento do hospital onde a criança hospitalizada vai brincar quando pode locomover-se e, quando não pode, os brinquedos são levados na cama do paciente.
• Brinquedoteca itinerante: é um caminhão ou ônibus que leva brinquedos a diferentes localidades, para que as crianças possam brincar por algumas horas.
Em conversa com uma criança de
...