Brinquedoteca
Por: Gleporto • 10/9/2015 • Resenha • 581 Palavras (3 Páginas) • 862 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Osasco
Curso de Pedagogia
Gleyce Elaine Porto Toardi R.A. 6662433429,
Osasco
2014
Gleyce Elaine Porto Toardi R.A. 6662433429,
Atividade de Autodesenvolvimento
Projeto Multidisciplinar II
Brinquedoteca – visão histórica, definições, tipos e objetivos.
Trabalho de Projetos Multidisciplinar II apresentado do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Osasco, sob orientação da Tutora Aline Aparecida Akamine
Osasco
2014
- Defina os quatros exemplos de contextos de aplicação das brinquedotecas.
Brinquedotecas de escolas: por possui a função basicamente pedagógica, se encontra em escolas de educação infantil, crianças até os 6 anos. Sendo montada na própria sala de aula como o espaço. Acabando o momento de brincar os brinquedos são guardados em caixa ou armários.
Brinquedotecas de bairro ou comunitárias: são montadas com a participação da comunidade, permitindo à criança brincar num espaço feito para elas.
Brinquedotecas hospitalares ou clínicas: instituídas em um departamento do hospital onde as crianças hospitalizadas têm à disposição brinquedos.
Brinquedoteca temporais: montadas em locais onde acontecem grandes eventos, enquanto os pais participam de alguma programação, as crianças tem o espaço delas.
- Descreva, em no máximo 15 linhas, os benefícios da brinquedoteca em cada contexto que citou como exemplo.
Brinquedotecas de escolas: é o local onde as crianças desenvolvem as funções do pensamento para a construção do conhecimento pelos desafios proporcionados pelo lúdico. A descoberta se constitui pelas atividades envolvidas no processo de aprendizagem através da observação, experimentação, reflexão, organização e apresentação do conhecimento; com a brincadeira realizada.
Brinquedotecas de bairro ou comunitárias: permitindo à criança um espaço para expressar a cultura infantil e a socialização de diferentes idades, níveis socioeconômicos e étnicos. Proporciona descoberta de novas brincadeiras e jogos, fortalecendo os brinquedos culturais.
Brinquedotecas hospitalares ou clínicas: auxilia na recuperação e ameniza o trauma psicológico da hospitalização através de atividades lúdicas. Maia (2000) afirma que o brincar leva a criança a construir e elaborar a relação eu-mundo, pois, além do prazer que o brincar proporciona, a atividade ajuda a dominar angustias e controla ideias e impulsos.
Brincando, a criança expressa conflitos, necessidades e desejos inconscientes, que traduzem um reforço para atender a si próprio e ao mundo. Para isso é necessário acompanhamento de um especialista.
Brinquedoteca temporais: Variam de acordo com o local dessa brinquedoteca, que pode ser em condomínios, hotéis, presídios, clubes, shoppings, supermercados; muitas vezes a ações são para auxilia no resgate da auto-estima com a aprendizagem . Assim se pode usa o brincar com sucata, que raramente presente nas rotinas diárias. A criança se senti autoconfiante e com a auto-estima aumentada com a transformação dos objetos por ela (re)construído.
...