Brinquedoteca
Por: Claudinei Oliveira • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.420 Palavras (14 Páginas) • 404 Visualizações
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA-UNIDERP
Polo: CEAD-Emef Profº.Joel Job Fachini
DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO.
TUTOR (A): REGINA SIMONE AGNELLI MULLER
Nome:
CRISTIANE NARCISA AVANÇO GOMES DE OLIVEIRA RA: 9675469106
SÔNIA MARIA GONÇALVES MARTINS RA: 9675459988
FLÁVIA VANESSA THEODORO RA: 9675459854
ANA CRISTINA SANTOS JANUÁRIO RA: 9675475231
LUANA KENIA DE SOUZA TALMANN RA: 9675460130
ARARAS 25 DE SETEMBRO DE 2015.
INTRODUÇÃO
Ao falarmos de educação, sempre devemos levar em consideração que o mundo da criança difere do mundo do adulto, pois nele existe o encanto da fantasia, do faz de conta, do sonhar e do descobrir, as crianças brincam com o que têm nas mãos e com o que têm na cabeça.
Os brinquedos exercem um fascínio sobre a criança devido as suas cores, modelos e atribuições. Como resultado para a questão do que deveria haver na brinquedoteca hospitalar as crianças afirmaram que a brinquedoteca necessita de mais tipo de brinquedos, pois sentem a necessidade de coisas novas e que chamem a sua atenção.
Iremos estudar a criança Isabella que se encontra na ala infantil pediátrica. Ela apresenta Síndrome de Asperger. Devido a haver poucos artigos de revista compreensíveis na literatura médica até agora e devido a SA ser consideravelmente mais comum do que se pensava, esta discussão vai tentar descrever a síndrome em alguns detalhes e oferecer sugestões relacionadas à sua administração.
Estudantes com SA são raramente vistos na educação regular, embora não diagnosticados ou diagnosticados erroneamente, de modo que se trata de tópico de alguma importância para os profissionais da educação, assim como para os pais.
Síndrome de Asperger é o termo aplicado ao mais suave e de alta funcionalidade daquilo que é conhecido como o espectro dos Transtornos Invasivos (presentes e perceptíveis a todo tempo) do desenvolvimento (ou espectro de autismo).
A entrada da criança no mundo do faz de conta possibilita sua nova capacidade de lidar com a realidade, pois seu pensamento evolui mediante suas ações, fazendo com que as atividades ganhem importância no desenvolvimento do seu pensamento infantil.
A arte dentro do processo educativo procura encaminhar a formação do gosto pelo lúdico, estimular a inteligência, desenvolver criatividade e contribuir para a formação da personalidade do indivíduo .A arte na Educação Infantil, infelizmente, tem sido encarada como uma atividade curricular sem significados, onde a criança apenas risca, rabisca pinta, cola, ou seja, numa sucessão de atividades sem sentido.
Com o expressivo aumento da demanda da população no que se refere ao atendimento à saúde, sobretudo de crianças atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e ao pleno funcionamento da Brinquedoteca para atender as crianças internadas no setor de pediatria, ficam perceptíveis os benefícios desse trabalho que dentre inúmeros, podemos salientar o oferecimento de oportunidades oferecidas à população atendida.
A brincadeira dentro da educação infantil proporciona a criança além do prazer de exercitar e expor seus sentimentos, a construção de um indivíduo crítico, obtendo experiências que o ajudarão a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1
O brincar é essencial ao desenvolvimento da criança e deve ser proporcionado em qualquer contexto e momento do seu desenvolvimento. Diante da experiência vivenciada neste projeto fica evidenciado que os benefícios do brincar estendem- se também aos pais, o que fortalece a relação destes com as crianças. A brinquedoteca (o espaço de brincar) deve oferecer a convivência das crianças com os brinquedos de forma natural, trazendo um resgate de concentração e da capacidade de brincar.
O brincar é uma atividade essencial para a saúde física, emocional e intelectual do ser humano. A importância de brincar é uma realidade inquestionável atualmente, inclusive em hospitais.
OBSERVAÇÃO NARRATIVA
Observador: Sônia, Ana Cristina, Luana··.
Nome da criança: Isabella Cristina dos Santos
Idade da criança: Seis anos Anos: 06 Meses: 02 meses
Sexo da criança: ( ) masculino ( X ) feminino
RESPONSÁVEIS PELA CRIANÇA DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO
Nome: Cristiane, Flávia Função: Estudantes de Pedagogia.
Nome: Alessandra de Souza Função: Pedagoga
Contexto da observação: Ala da Brinquedoteca Hospitalar
Data da observação: 15/08/2015 Horário de Início: 08h00min Horário de Termino: 09h40min.
ESCOLHA DA CRIANÇA
Escolhemos a Isabella, pois ela está hospitalizada há alguns dias aqui na ala pediátrica do hospital, com uma gripe forte, quase uma pneumonia, e ela apresenta a Síndrome de Asperger.
Síndrome de Asperger é o termo aplicado ao mais suave e de alta funcionalidade daquilo que é conhecido como o espectro dos Transtornos Invasivos (presentes e perceptíveis a todo tempo) do desenvolvimento (ou espectro de autismo).
BREVE DESCRIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS MARCANTES DA CRIANÇA
Como todas as condições ao longo do espectro, parece representar uma desordem de desenvolvimento neurologicamente fundamentada, muito frequentemente de causa desconhecida, na qual há desvios e anormalidades em três áreas do desenvolvimento: relacionamento social, uso da linguagem para a comunicação e certas características de comportamento e estilo envolvendo formas repetitivas ou perceverativas sobre um número limitado, porém intenso, de interesses.
...