Bullying na Escola
Por: nicinha123 • 6/10/2016 • Projeto de pesquisa • 3.698 Palavras (15 Páginas) • 914 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Pedagogia
Denise Mello Feltz
joerlene leite santos
leonice da silva bragança demetrio
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Entrevista Na Escola E Elaboração De Um Instrumento De Avaliação
[pic 3]
Rolim de Moura -RO
2015
Denise Mello Feltz
joerlene leite santos
leonice da silva bragança demetrio
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Entrevista Na Escola E Elaboração De Um Instrumento De Avaliação
Trabalho em grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental; Avaliação da aprendizagem e ação docente; Ensino de ciências naturais e saúde infantil; Educação de Jovens e Adultos; Prática Pedagógica Indertisciplinar: ensinar e aprender na educação de jovens e adultos; Seminário interdisciplinar VI; Estágio curricular obrigatório I: educação infantil.
Orientadores: Marlizete Bonafini; Sandra Regina dos Reis; Maurílio Bergamo; Vilze Vidote Costa; Lucy Mara Conceição; Cyntia Simioni França..
[pic 4]
Rolim de moura – RO
2015
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................2
2 DESENVOLVIMRNTO.....................................................................................3
2.1 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR........................................3
2.2 ENTRVISTA NA ESCOLA............................................................................6
2.3 ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO...........................7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................11
REFERÊNCIAS.................................................................................................12
ANEXO – ENTREVISTA...................................................................................13
1. INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como ponto fundamental refleti sobre o que é avaliação e como se deve avaliar.
A avaliação do processo ensino-aprendizagem é um dos aspectos mais importantes para a vida escolar do aluno e para o bom desempenho do trabalho do professor e dos técnicos que o acompanham, de quando bem feita, apontar resultados que possam nortear o planejamento das atividades. Sendo assim, a avaliação pode proporcionar ao professor, a oportunidade de rever conteúdos, metodologias e outros componentes curriculares, com vistas a uma melhor adequação do ensino às condições do aluno.
Diante das dificuldades que se impõem atualmente o avanço da qualidade da educação, a avaliação destaca-se como um conjunto de conhecimentos imprescindíveis ao cotidiano docente, na medida em que se constitui como prática reflexiva do processo ensino e aprendizagem, a prática avaliativa para que esta não seja solitária, e sim um compromisso professor/aluno, e que possa, favorecer a grandes transformações, sendo na anos iniciais e de EJA.
Esse trabalho é composto por três partes, sendo na primeira parte será falado sobre o tema avaliação na escola a partir da leitura e do diálogo com alguns autores que tratam deste assunto como: Luckesi, Turra, Mere Abramowicz. Na segunda parte do trabalho foi feita uma análise com as considerações do grupo a partir dos dados da entrevista realizada na escola sobre a avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Por fim, na terceira parte do trabalho foi elaborada uma prova com seis questões sobre o conteúdo de Ciências para 5º ano do Ensino Fundamental.
2. DESENVOLVIMENTO
Os princípios básicos apresentados sobre a avaliação do processo de ensino e aprendizagem estão direcionados e focalizados dentro da filosofia pedagógica que se busca com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. PCNEF (1998), onde a avaliação funciona como sendo uma estratégia de ensino, tendo um caráter altamente formativo, favorecedor do progresso pessoal e da autonomia do aluno, integrando-o ao processo de ensino e aprendizagem e permitindo também a ele caminhar sozinho de uma forma consciente na busca do conhecimento e, em contrapartida, dar ao professor subsídios para melhor controlar e aprimorar a sua prática pedagógica.
A avaliação de aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos que de alguma forma estamos comprometidos com atos e práticas educativas. Pois os educadores, educando, gestores das atividades educativas públicas e particulares administradores da educação, todos estamos comprometidos com esse fenômeno que cada vez mais ocupa espaço em nossas preocupações educativas.
2-1 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – Aspectos teóricos
A avaliação da aprendizagem é como um recurso pedagógico útil é necessário para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construção de si mesmo, a mesma pode contribuir mais com aprendizagem e não ser como meio de classificação.
Segundo Luckesi, (2002), A avaliação deve orientar a tomada de decisões que terá como consequência a melhoria do ensino, colaborando no replanejamento das aulas, a partir do que foi constatado para que estas sejam cada dia mais produtiva e significativa. Se entendermos função como exercício ou atividades desenvolvidas com vistas ao alcance de um propósito, podemos atribuir á avaliação educacional funções gerais e especifica.
Ainda de acordo com LUCKESI (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é processual e dinâmica. Na medida em que busca meios pelos quais todos possam aprender o que é necessário para o próprio desenvolvimento, é inclusiva. Sendo inclusiva é, antes de tudo, um ato democrático.
...