CAMINHOS DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Por: Gisleine Souza • 4/11/2017 • Trabalho acadêmico • 408 Palavras (2 Páginas) • 465 Visualizações
- CAMINHOS DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
A seguir traremos um relato das intervenções realizadas com três (3) crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para realizarmos o estudo foram feitas entrevistas com as mães das crianças com o objetivo de adquirir conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
- Aluno A
No momento oportuno conversamos com os pais da aluna “A” e perguntamos se eles haviam percebido alguma dificuldade da criança na escola, a mãe da aluna relatou que na reunião de pais a professora sempre elogiou sua filha e que nunca havia reparado se sua filha teria alguma dificuldade de aprendizagem. Diante a situação pedimos autorização para aplicarmos algumas atividades no intuito de verificar se a aluna apresentava alguma dificuldade e também em nos ajudar com uma pesquisa da faculdade.
Com a autorização positiva dos pais da aluna, marcamos o primeiro encontro em sua casa. No primeiro encontro, olhamos o caderno da aluna e observamos os conteúdos trabalhados pela professora, percebemos muitos erros ortográficos em sua escrita.
Na aplicação da primeira atividade, notamos que a aluna “A” permaneceu atenta e visivelmente ativa, demonstrando domínio e criatividade ao produzir o texto. No término da avaliação diagnóstica, observamos alguns erros ortográficos e percebemos que a aluna escreve foneticamente, mas precisa aprender as normas estabelecidas na ortografia.
Nos encontros 2 e 3 como já havíamos constatado a dificuldade de aprendizagem da aluna preparamos atividades interativas de produção de texto e utilizamos o dicionário para ela descobrir a forma correta da escrita e o significado de algumas palavras empregadas no texto. Notamos que a aluna não faz uso do dicionário em seu dia a dia, pois ela apresentou muita dificuldade em manusear o material.
Nos encontros 4, 5 e 6 aprimoramos a escrita da aluna com jogos interativos, fixando o conhecimento sobre as palavras para que através da ludicidade a aluna consiga desenvolver as normas ortográficas das palavras.
Segundo Bruner (1978, p.45) a criança aprende ao solucionar problemas e o brincar contribui para esse processo.
Com as intervenções conseguimos proporcionar para a aluna um aprendizado envolvendo reflexão, pensamento lógico, linguagem oral e escrita de maneira prazerosa e lúdica. A cada atividade executada, a cada resposta correta, a cada demonstração de aprendizagem percebemos que tudo isso foi conquistado, procuramos fazer um planejamento bem elaborado nos encontros, utilizando atividades envolventes e diversificadas, evitando a rotina do dia a dia. E por fim finalizamos os encontros de intervenção com a certeza que os objetivos foram alcançados.
...