COMO FAZER COM QUE O SEU ALUNO SE COMPREENDA COMO SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE
Por: Leila Marcia • 28/7/2017 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 381 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
INTRODUÇÃO
A produção de texto como atividade interdisciplinar é uma forma de expor meu conhecimento absorvido nas disciplinas, também me fez pesquisar em outras fontes a gama de conhecimento do que é a educação.
Compreender melhor de que forma posso construir a realidade social em que vivo e de que maneira os aspectos históricos, filosóficos, sociais e psicológicos interferem como peça central na minha formação de professora.
DESENVOLVIMENTO
No início das sociedades aos dias de hoje, os processos educativos foram se construindo a partir das próprias necessidades das comunidades em que estiveram inseridos, os quais foram se diferenciando progressivamente até chegar a um caráter institucionalizado cuja forma mais notável se revela no surgimento da escola.
O modo como cada sociedade estabelece padrões de comportamento, orienta como se dará a educação e o papel da escola em relação aos sujeitos do processo ensino aprendizagem.
É a educação, que mantém viva a memória de um povo e meios para a sua sobrevivência.
A relação professor e aluno não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de construção. O aluno deve ser considerado como sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Considerar também o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.
A relação professor – aluno depende do clima estabelecido pelo professor, de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos e da criação das pontes entre o seu conhecimento e o deles, educar para mudanças, para autonomia, para a formação de um cidadão de seus deveres e de suas responsabilidades sociais.
Um exemplo de atividade a ser dada em sala de aula seria a do meio ambiente, onde as crianças de dois a três anos fariam uma horta.
O material necessário seria terra, cascas de frutas e legumes, sementes, regador, pá de jardim, ilustrações do que será plantado, fita adesiva e palitos de churrasco. O tempo estimado seria de 30 minutos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Fazer um texto nos padrões acadêmicos a princípio me pareceu um pouco complexo, por nunca ter feito um. Reunir em um texto tudo o que eu assimilei de conhecimento das disciplinas dadas e pesquisar em outras fontes me foi dificultoso.
Quando o professor não se coloca na posição de detentor do saber, o aprender se torna mais interessante para o aluno. A curiosidade do aluno deve ser despertada pelo professor.
A atividade sugerida pode ajudar o aluno a se compreender como sujeito construtor no momento em que se cria uma horta, cuida – se dela ao mesmo tempo em que é construído pela sociedade ao aprender a valorizar o meio ambiente.
REFERÊNCIAS
SUHR,INGE RENATI. FROSE; SLVA, SIMONE ZAMPIER DA. Relação professor – aluno – conhecimento.
...