COMPETENCIAS PROFISSIONAIS PEDAGOGIA
Por: Tabassa Pesifeka • 11/11/2015 • Dissertação • 472 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
Em relação ao papel da literatura infantil nas séries iniciais, é de suma importância mostrar o real objetivo desse trabalho, pois a leitura deve criar condições aos alunos para obter um conhecimento significativo que possa fazer o educando progredir durante todo esse processo de aprendizagem, para que ele leia e escreva de modo crítico-reflexivo sobre a realidade.
Um dos objetivos da Educação é fazer com que os educandos tenham um desenvolvimento intelectual que vai em busca de uma cultura erudita, criando assim um estímulo para a leitura. É importante, também, que os próprios pais instruam seus filhos a empenhar-se no intuito de acumular conhecimentos através dos livros. Isso desde cedo deve ser reforçado para que a criança possa ter um desenvolvimento crítico sobre as diversas práticas da realidade em que vive, sendo assim colaborar para a formação de um bom cidadão para a sociedade e dessa forma promover um novo patamar na Educação Mundial. Vale ressaltar que a quantidade de livros em casa, por mais que sejam poucos, oferecem um bom desempenho na escolaridade da criança ampliando o campo cognitivo.
A escola tem a responsabilidade de elaborar práticas apropriadas à leitura, contação de histórias que aguçam o interesse da criança de ouvir, ler, reler, escrever e sem dúvidas reescrever histórias, não se pode esquecer de que elas devem ter contato com os livros. O livro infantil tem que se tornar relevante para criança assim como um simples brinquedo. O aluno é o próprio construtor do seu conhecimento, ou seja, os estudos, a leitura e a escrita oferecem inúmeras competências substanciais para o funcionamento da aprendizagem escolar e profissional, onde gera o enriquecimento do vocabulário linguístico, a imaginação, o raciocínio-lógico e a arte da escrita.
A participação do professor no processo de leitura e escrita é indispensável, pois ele é o guiador do seu aluno. Prática frequente de leitura e escrita no ambiente escolar formará cabeças pensantes, onde os alunos terão que desenvolver o hábito de interpretar, responder exercícios e elaborar textos como fixação do conteúdo. Com isso o professor deve buscar formas diferentes de ensinamentos, como estratégia em suas ações pedagógicas para assim tornar compreensível e dinâmico o ato de ler e escrever aos alunos. É dever, também, do professor alfabetizar e instruir os educandos, pois a cada dia que se passa a Educação se renova e precisa de profissionais qualificados e competentes para repassar os conhecimentos devidos para as crianças. Caso a criança tenha algum distúrbio de aprendizagem, essa terá que ser direcionada para um profissional especializado que orientará ela da forma mais acessível para a compreensão das atividades.
Sendo assim, é preciso rever as práticas de leitura e escrita em sala de aula, valorizar esses momentos e rever os recursos para tornar prazeroso e não monótonas as aulas, dessa forma a criança terá um bom desempenho intelectual, tornando-se um ser crítico-reflexivo.
...