CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE CIENCIAS
Por: Bruna Housseff • 19/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.701 Palavras (11 Páginas) • 553 Visualizações
1º TRABALHO DESENVOLVIDO PARA A DISCIPLINA DE
CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE CIENCIAS
Trabalho para a disciplina
Conteúdo, metodologia e prática de ensino de Ciencias
- Apresentação
A realização deste trabalho resultou da necessidade de identificar e comparar as variadas respostas sobre o tema proposto na disciplina de conteúdo, metodologia e pratica de ensino de ciências, para crianças e adultos de variadas idades.
Possibilitando compreender e discutir a relação entre os conceitos cotidianos e os conceitos científicos a partir da análise das respostas de acordo com as classificações de Vygotsky no livro intitulado “Pensamento e Linguagem”.
Iremos explorar conceitos voltadas para o entendimento dos significados da gravidade, desde a percepção do porque as coisas caem, e sua utilização no convívio social, visando auxiliar a apropriação da representação da ciência.
Será imprescindível o conhecimento cientifico na vida destas crianças, seus diferentes conceitos de representação e os distintos modos para conceituá-los. A ciência é indispensável como elemento para o exercício da cidadania, pois, saber pesquisar, raciocinar, argumentar, tratar informações são ações fundamentais para a prática social.
As questões foram aplicadas e analisadas de acordo com as orientações.
OBJETIVOS
- Possibilitar a compreensão da lógica do conhecimento cientifico.
- Trabalhar as características da forca magnética e da gravidade.
- Permitir que estabeleçam relações entre os conhecimentos e a função social das pesquisas na sociedade contemporânea.
2. “Por que os objetos caem?” – Identificando os conceitos científicos
(Procurar, em uma literatura confiscável, a resposta científica para a pergunta realizada)
Laboratório da NASA nos Estados Unidos
Essa força invisível que atrai todos os corpos para sua superfície foi descoberta por volta de 1660, pelo cientista inglês Isaac Newton. Diz a história que Newton estava repousando à sombra de uma macieira e, ao ser acertado por uma maçã, resolveu estudar a razão de os corpos serem atraídos para a superfície da Terra.
Em todos os planetas do sistema solar existem diferentes forças da gravidade. Em alguns locais a força é menor que na Terra, como na Lua. Nesses lugares, se você pular levará um tempo maior de retorno à superfície em comparação ao planeta em que vivemos.
Você já deve ter observado a Lua encantando nossas noites. Ela é atraída pela força de gravidade do nosso planeta, mas não atinge a superfície terrestre, pois de alguma forma ela também atrai nosso planeta. Portanto, a Terra atrai a Lua e a Lua atrai a Terra, por isso ela realiza seu movimento em torno da Terra. Podemos dizer, de forma imaginária, que a Lua está presa no planeta Terra. Da mesma forma dizemos que o nosso planeta atrai o sol e o sol atrai nosso planeta, por isso realizamos um movimento em torno do sol, chamado de translação, que demora 365 dias e 6 horas, o que equivale a 1 ano.
Marcos Noe, Matemático Equipe Brasil Escola
“Quando deixamos um objeto cair, ele segue a orientação de todos os outros, o chão. Isso ocorre em razão de uma força de atração que existente no planeta Terra, chamado de força da gravidade. Ela é responsável por todas as coisas estarem na superfície, inclusive nós. Se a força da gravidade não existisse, seria impossível viver na Terra, pois todos os objetos e seres vivos estariam soltos no espaço. A gravidade exerce uma força de atração mútua entre dois corpos, quanto maior a massa de determinado objeto, maior é a sua atração gravitacional. Podemos considera-lá também como sendo uma consequência da estrutura geométrica do espaço-tempo (Albert Einstein).”
- Entrevistas
(Transcrever as respostas dos entrevistados. Identificar e explicar os conceitos científicos envolvidos nas respostas, apontando as concepções alternativas ou errôneas que podem aparecer. Nesse momento, já podem começar a articular com as deias de Vygotsky)
“Por que os objetos caem?” Expliquem também o que é a gravidade.
Resposta:
- 4 a 6 anos : Porque está em cima. Eu não sei o que e gravidade.
- 7 a 9 anos: Porque eu derrubo. Gravidade e o que e perigoso.
- 10 a 15 anos: Por causa da gravidade. E a forca de atração que mantem tudo na superficie da Terra.
- Adulto: Porque existe a forca da gravidade. Gravidade e forca magnética da terra.
Na primeira resposta a criança analisa apenas o que para ela faz sentido, sem nenhum conhecimento cientifico.
Nesse caso se o objeto estivesse em baixo ou no chao, não teria para onde cair.
Na segunda resposta a criança não se atenta ao conteúdo perguntado e interpreta as questões de acordo com o que ela entende.
Na explicação de gravidade ela associa o conhecimento que já possui sobre o domínio de significados e não expande a questão proposta.
Na terceira resposta, assim como na quarta, o adolescente já possui um domínio sobre o conhecimento cientifico e apenas reproduz sem muita certeza do que está respondendo. Sem conseguir formular a pesquisa sobre o tema.
- Análise das respostas segundo os termos de Vygotsky
(Discutir a relação entre os conceitos cotidianos e os conceitos científicos segundo Vygotsky, usando exemplos das respostas obtidas, se possível)
Para Vygotsky, a formação dos conceitos é resultado de uma complexa atividade em que todas as funções intelectuais fundamentais participam. No entanto, este processo não pode ser reduzido à associação, à tendência, à imagética, à inferência ou às tendências determinantes. Todas estas funções são indispensáveis, mas não são suficientes se não se empregar o signo ou a palavra, como meios pelos quais dirigimos as nossas operações mentais, controlamos o seu curso e o canalizamos para a solução do problema com que nos defrontamos.
...