CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
Por: annamfb • 18/6/2020 • Trabalho acadêmico • 331 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
Observando a curta metragem da Atividade, podemos refletir sobre como um trabalho em conjunto é melhor para todos nele envolvidos.
Assim como mostra o vídeo, percebemos a importância de uma escola com uma liderança flutuante, que promove uma gestão democrática, aonde possibilita a todos, agirem como líderes, pois todos tem voz e podem colaborar para um ambiente melhor, incentivando a construir uma sociedade mais justa. Dessa forma, o Projeto Político Pedagógico escolar será definido e direcionado aos interesses da escola, considerando toda a realidade local e as necessidades vivenciadas no cotidiano pelos envolvidos no processo educativo, que seriam motivados a buscar soluções práticas para os problemas detectados no dia a dia, pois este é um processo em constante evolução, estando sempre abertos as novas análises, argumentações e questionamentos quanto às necessidades no decorrer de sua organização, sendo assim, só traria resultados mais positivos.
Conforme Veiga menciona (1995, p. 33): “É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como uma reflexão de seu cotidiano. Para tanto, ela precisa de um tempo razoável de reflexão e ação, para se ter um mínimo necessário à consolidação de sua proposta”. A principal característica de um projeto político-pedagógico é a necessidade de envolvimento da comunidade educativa, visando um processo de reflexão-ação, que se consegue por meio da prática reflexiva, onde juntamente com o grupo se estabelece um ponto de referência que passará a ser o gerador de questionamentos, do que escola necessita. A própria organização da escola, necessita da construção de um projeto que esteja condizente com a realidade do público atendido, assim como de sugestões para melhoria da qualidade e do desempenho da escola.
REFERÊNCIAS
Veiga, I. P. A. (1995). Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível.
...