Canto pedagogico
Por: fisiorosi • 4/10/2015 • Relatório de pesquisa • 813 Palavras (4 Páginas) • 669 Visualizações
canto pedagógico.
Texto 1
O profissional que trabalha em ambiente escolar deve estar atento ao espaço físico do ambiente acadêmico em que irá desenvolver as atividades da educação infantil. Uma forma recomendada é a organização por meio de áreas, onde a criança possa desenvolver suas habilidades e ocorra a facilitação da interação entre elas. Com isso as crianças estarão organizadas em pequenos grupos, o que contribui no trabalho com crianças menores de três anos de idade, onde a criança aproveitara mais perfeitamente o dia, gerando uma maior autonomia, possibilitando também ao docente uma atenção especial a cada grupo.
Com relação a estrutura dos moveis, é importante zelar pela segurança das crianças, com estruturas estável, não pontiagudas, com garantia necessária em relação a saúde e a higiene de cada aluno. Mas esses materiais devem estar ao alcance dos pequenos, gerando um acesso imediato ao aluno. Uma sala rica em pluralidade, com elementos que provem as diversidades étnica, social e cultural. A intenção é contribuir para a integração e para o desenvolvimento da tolerância com as diferenças.
Ao fazermos um plano de trabalho é importante vinculá-lo ao projeto político pedagógico, pelo currículo, pois planejamento na educação infantil traça eixos e estabelece as habilidades e conhecimentos a ser construídos, isto é, aquilo que se pretende que as crianças aprendam ao longo do tempo. Um planejamento flexível possibilita uma diversificação do dia a dia, uma variedade levando a criança a entender-se como produtora cultural.
A criança deve ser observada como um sujeito ativo, que expressa sentido sobre o mundo por meio das ações corporais, sensoriais e mentais, em relação ao mundo em que está associado. O educador deve explorar o ambiente no sentido de que a criança desenvolva sentido, incentivando-os em sua capacidade de criar cenas, hipóteses de relação com o mundo.
Um espaço integrador com fotografias, reproduções, textos e livros é importante para que as crianças possam experimentar situações expressivas, gerando liberdade da turma pela sala, uma autonomia infantil onde a criança aprende a escolher e tomar decisões, responsabilizando por suas ações.
Com a proposta de um espaço integrador o professor passa ser um mediador. Em trabalhos com cantos, proporciona aprendizado das crianças e também dos professores. O professor coordena o grupo na medida em que escolhe a constituição da sala e media os desafios do grupo. Uma organização em cantos gera um aprendizado significativo para as crianças, o da transformação do ambiente e a exploração de um mundo em uma única sala de aula.
A cada proposta é importante analisar a disposição das carteiras, mudando de acordo com a brincadeira, levando a criança a participar da organização do ambiente o que compreende, é claro, montar e desmontar os cantos. A intervenção educativa deve visar as modificações de ambiente, criando contexto e instrumentos a criança.
Texto 2
A escola é um ambiente onde o espaço da educação infantil deve ser pensado em seu aspecto físico. A literatura recomenda que este espaço seja dividido por áreas, que proporciona ao aluno seu desenvolvimento pleno. Por meio da organização em áreas as crianças serão organizadas em pequenos grupos, gerando uma atenção especializada do professor.
A disposição dos moveis é importante, assim como a garantia da saúde e da higiene das crianças em relação aos materiais utilizados no ambiente. A disposição destes materiais devem estar a mão dos alunos, de forma que os mesmos tenham acesso a pluralidade, a diversidade de étnicas, sociais e culturais importantes no seu processo de desenvolvimento humano.
...