Cantos pedagógicos
Por: amormaior • 23/2/2017 • Trabalho acadêmico • 426 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Cantos Pedagógicos
A utilização dos cantos pedagógicos possibilitam as crianças o estímulo à autonomia, criatividade, ampliação cultural, incentiva à individualidade, o trabalho em grupo e a cooperação, além disso, auxilia o professor na observação de seus alunos, de seus interesses e da forma como se relacionam e se organizam, partindo do pressuposto que nesta atividade cabe ao professor somente viabilizar a interação entre as crianças, e entre os objetos dispostos na sala.
Este momento deve acontecer diariamente por um período de 50 a 60 minutos. E as possibilidades são infinitas, podemos organizar ambientes de faz de conta, ambientes de expressão gráfica, ambientes de leitura e ambientes de jogos.
Proposta de cantos pedagógicos
Faixa etária: 4 a 5 anos
Duração: 60 minutos por dia (o ano todo)
Objetivos: incentivar a autonomia, estimular a criatividade, propiciar a interação entre as crianças.
Desenvolvimento: considerando uma turma de 30 crianças, organizaremos seis cantos na sala, assim teremos uma média de cinco crianças em cada canto.
1. Canto de faz de conta: Supermercado
Utilizando embalagens vazias de alimentos, produtos de higiene e limpeza, organizaremos o canto com duas mesas onde serão colocadas as embalagens simulando prateleiras de supermercado, colocaremos uma caixa registradora confeccionada com caixa de sapato e notas de dinheiro falso (que podem ser papéis de rascunho cortados no tamanho de cédulas).
2. Canto de faz de conta: Salão de beleza
Para este canto utilizaremos um espelho fixado na parede e uma cadeira em frente simulando um salão de beleza, ao lado colocaremos uma mesa contendo escovas de cabelo, gel, presilhas e elásticos de cabelo, tiaras e esmaltes.
3. Canto de expressão artística: Desenho livre
Será fixada uma folha grande de papel craft na parede e outra no chão e ao lado serão colocados potinhos com giz de cera, giz de lousa, lápis de cor e caneta hidrográfica.
4. Canto de leitura
Neste canto disponibilizaremos um espaço com tatames e almofadas no chão, livros, revistas, jornais e gibis organizados em prateleiras.
5. Canto de jogos: Amarelinha
Desenho de amarelinha no chão com giz, fitas adesivas coloridas ou tapete numérico de EVA.
6. Canto de jogos: Quebra-cabeça
Serão três quebra-cabeças colocados em mesas ou no chão (considerando o tamanho do quebra-cabeça e o material que ele é feito). Ex. dois menores de papelão nas mesas e um grande de madeira no chão.
Avaliação: o professor deverá observar a participação da criança na atividade proposta, sua interação com o grupo e as aprendizagens adquiridas nestas interações. (Klisys, 2007)
Bibliografia
Augusto, S. P. (2006). BEM-VINDO, MUNDO! . In: S. P. Augusto, BEM-VINDO, MUNDO! (p. 208). São Paulo: Peirópolis.
Klisys, A. (janeiro de 2007). Estudo pedagogicos/alfabetização. Acesso em 03 de abril de 2016, disponível em http://estudosparaalfabetizar.blogspot.com.br/2013/07/organizacao-de-cantos-de-atividades.html
...