Capítulo 1 – A atitude Científica
Por: Joyce Oliveira • 28/11/2018 • Resenha • 354 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
Referência bibliográfica: CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 14 ed. São Paulo: Editora Ática, 2012. Unidade 7, p. 314 a 319.
Capítulo 1 – A atitude Científica.
O senso comum.
Nós somos seres históricos, sempre a utilizamos crenças para justificar diversas coisas que acontecem no nosso cotidiano. A maioria das nossas crenças são baseadas no passado, e, muitas vezes, são transformadas em certezas, em um senso comum. Contudo, muitas dessas certezas são passadas de geração para geração, sem embasamento teórico.
A ciência serve para fazer questionamentos, testar, comprovar e explicar como determinadas coisas acontecem, ou porque são daquela forma . Neste contexto, podemos observar que existe uma diferença de nossas certezas cotidianas e o conhecimento que a ciência traz.
Chauí explica , que essas certezas formam nossa vida e o senso comum da sociedade, e então são transmitidas de geração para geração, e, muitas vezes, transforma-se em crença religiosa.
O senso comum possui algumas características próprias que são: Subjetivas, qualitativas, heterogêneas, individualizadoras e generalizadoras.
A atitude científica.
Diferente do senso comum, a atitude científica vê obstáculos e problemas, desconfia da nossa ausência de crítica e principalmente a falta de curiosidade diante do novo. Assim sendo, o conhecimento científico opõe-se às características do senso comum, ou seja, é na verdade objetivo, quantitativo, homogêneo, generalizador, diferenciador (não generaliza, e sim distingue entre os que parecem iguais), surpreende-se com a frequência das coisas, e procura mostrar que o extraordinário é diferente do normal. A atitude científica mostra que no mundo não existe forças secretas, mas causas e relações racionais que podem ser conhecidas e explicadas para todos
Os objetos científicos não são dados por nossa experiência humana, mas sim construídos pela investigação científica.
A ciência é diferente do senso comum porque não é uma opinião baseada em hábitos, tradições, preconceitos, e sim em pesquisas, investigação metódica e sistemática, diante disso, a ciência resulta de um trabalho que vem através de pensamento e ação.
O que é uma teoria científica? Ela permite que fatos aparentemente diferentes sejam compreendidos como semelhantes, e vice-versa. Ela trabalha com observações e experimentos, mas não apenas verifica conceitos, também tem a função de produzi-los, ela vem para trazer fatos antes desconhecidos.
...