Centro Universitário Internacional Uninter
Por: Wendel de Carvalho • 23/11/2018 • Trabalho acadêmico • 721 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
Centro Universitário Internacional Uninter
Nome: Wendel De Carvalho
RU: 1116351
TCC PROJETO
MOGI DAS CRUZES
2018
1 TEMA
brincar e aprender na educação infantiL
1.1 A importância de utilizar a ludicidade como recurso no desenvolvimento na educação infantil por meios de jogos e brincadeiras, adquirindo e desenvolvendo o aprendizado.
A ludicidade tem sua origem na palavra em latim ludus, a criança aprende brincando, por meio dos jogos e brincadeiras adquirindo e desenvolvendo o aprendizado de maneira divertida e dinâmica.
2 Problematização
Uma das principais atividades relacionadas às crianças é o brincar, onde ocorre à descoberta de sua identidade, trabalha o convívio social, cultura popular, se expressam e permite o prazer durante a brincadeira. Como fazer que isso entre para o seu convívio dentro da sala de aula?
3 Justificativa
Este trabalho vem evidenciar a importância do lúdico no aprendizado da criança e como os professores podem utiliza-lo como instrumento de ensino em sala de aula, o brincar e o aprender na educação infantil, não podem ser indissociáveis, pois por meio do brincar, a criança reproduz situações do seu cotidiano, através da fantasia e do imaginário, com essas experiências as mesmas desenvolvem a criatividade e reconhecem a si mesmo como sujeito.
Os jogos, brinquedos e brincadeiras contribuem no aprendizado e desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, sendo um recurso que deve ser aplicado de forma interdisciplinar, ressaltando as diversas possibilidades de aprendizado por meio da assimilação e acomodação.
As atividades lúdicas fazem com que as crianças internalizem os conhecimentos, trabalhe a concentração, atenção, identidade, valores, expressão corporal, interação, entre outros.
Os jogos e brincadeiras proporcionam vários sentimentos como, descontração, diversão, prazer ou até desprazer dependendo da escolha das atividades que serão realizadas, esta ferramenta é indispensável para a formação social do indivíduo.
4 Objetivo
Ampliar o conhecimento das crianças e explorar as diversas possibilidades de utilizar o lúdico de forma significativa para transformação de cidadãos conscientes e participativos do mundo no qual estão inseridos.
4.1 Objetivos específicos
Promover a integração e socialização da criança bem como, atitudes de respeito, companheirismo, cooperação e solidariedade.
Utilizar recursos pedagógicos, por meio de brinquedos e jogos para estimular os alunos.
- Realizar atividades que desenvolvam o raciocínio lógico e compreensão do mundo.
- Despertar a criatividade e o interesse, por meio da troca de saberes.
- Incentivar o professor a utilizar o lúdico no processo de ensino aprendizado.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Os jogos, brinquedos e brincadeiras são recursos que contribuem na compreensão e resolução de problemas, jogos como dominó, quebra cabeça, varetas, lego, jogo da memória, entre outros, não tem somente o lado divertido, mas tem a função educativa, despertando no aluno, a atenção, concentração e o raciocínio lógico, está proposta de ensino tem sido abordada e enfatizada em seus múltiplos aspectos por estudiosos e pensadores como Piaget, kishimoto, Vygotsky, Kramer, entre outros, que por meio de suas pesquisas são unanimes em defender a ludicidade na educação infantil, e como o lúdico resgata o prazer de aprender, por meio do brincar.
...