Centro Universitário da Grande Dourados
Por: Gabriela Fonseca • 10/11/2018 • Trabalho acadêmico • 978 Palavras (4 Páginas) • 289 Visualizações
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia
Disciplina: Libras
Professora: Marilene Paula Piovezani.
Aluno(a):Gabriela Fonseca RGM: 05310915 Polo: Cruzeiro
PORTIFÓLIO 02
Atividade da aula 05.
1- Se tratando dos aspectos gramaticais básicos da Libras, fale sobre cada um deles e a importância desses para que a mensagem seja transmitida de maneira clara e eficiente.
Os aspectos gramaticais básicos são uma ponte entre a comunicação do indivíduo surdo com o individuo ouvinte, mas para que essa comunicação seja feita com qualidade devem-se ser seguidos cinco parâmetros:
Configuração das mãos: e a maneira como mão é utilizada no memento da utilização da LIBRA, essa postura é essencial para que haja a interpretação correta entre possível comunicação.
- Ponto de articulação: é o local onde a mão pode tocar que pode ser em lugares neutros ou em parte do corpo, esses sinais variam de palavra para palavra.
- Movimento: É uma das principais dificuldades do aluno iniciante em libras, pois pode envolver uma vasta rede de formas e direções, estes movimentos podem acontecer em retas, curvas, sinuosas ou circulares.
- Orientação/ direcionalidade: alguns sinais podem possuir a mesma configuração das mãos, porem opõe-se enquanto sua direção.
- Expressão facial ou corporal: Faz parte essencial da comunicação por sinal, sem a devida expressão tanto facial como corporal o sinal estará errado. Essa é indispensável dentro da comunicação de sinais pois irá determinar a compreensão da imagem que se quer transmitir.
Atividades da aula 06.
- Quadros (2001, p.57) aborda alguns elementos sobre a atuação do intérprete educacional que devem ser considerados. Fale sobre cada um desses itens.
O interprete dentro de sala de aula é um instrumento de comunicação entre o professor e o aluno surdo, ele se torna dentro desse papal apoio indispensável, mas o mesmo não pode desrespeitar a autoridade do professor. Também o interprete deve em sua atuação deve possuir uma postura ética, respeitando a atuação do professor e as individualidades de cada aluno.
O trabalho deve acontecer de forma conjunta com o professor que deve antecipar conceitos que serão apresentados na aula para que o mesmo possa trabalhar com eficiência na transmissão do ensinamento. Seu papel e de tamanha importância para o apoio diário do professor, mas isso promove muitos discastes físicos e mentais ao interprete por isso mesmo deve-se possuir horários de descaço, assim professor e alunos conseguem um melhor rendimento.
2- Fale sobre a formação do intérprete de Libras e suas áreas de atuação.
O interprete tem função de intermediador da comunicação entre o surdo e o ouvinte (pais, professor, colegas, amigos, família...) seu papel é de suma importância para facilitação da comunicação, já que é necessidade do indivíduo o ato de se comunicar. Seu papel dentro de sala de aula é de tradutor da fala do professor, esse é um trabalho que exige muita concentração e habilidade, já que seu papel exige estratégias mentais na arte de transferir o conteúdo das explicações, questionamentos e dúvidas.
Atividade da aula 07.
1- Como ocorre a formação do sujeito surdo nos espaços escolares regulares?
Para que uma instituição receba um sujeito surdo, ela deve estar estruturada para promover a formação da autonomia, cidadania e conhecimento cultural do sujeito surdo, e para tanto a escolarização do sujeito surdo deve ser realizada no ensino regular na perspectiva da educação inclusiva, onde a principal preocupação é de estimular e valorizar seu alunos e não rotulá-los e desestimulá-los.
Para que esta proposta aconteça professores, comunidades e família devem estar envolvidos efetivamente através de apoio, estímulos e diálogo, também as metodologias de ensino, que deve ser realizada numa perspectiva bilíngue, e os espaços escolares devem atender as diferenças e peculiaridades, já que toda estrutura escolar é pensada e organizada para alunos ouvintes.
...