Competências Profissionais
Por: juli.oliveira200 • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.991 Palavras (8 Páginas) • 222 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Competências Profissionais
OSASCO / SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Competências Profissionais
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Arte, Criatividade e Recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora: Gabriela Frangiosi
OSASCO / SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................... ETAPA 1................................................................................................................. ETAPA 2................................................................................................................. ETAPA 3................................................................................................................ ETAPA 4................................................................................................................. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................ REFERÊNCIAS..................................................................................................... | 5 6 9 10 11 12 13 |
INTRODUÇÃO
A leitura tem se tornado uma ferramenta necessária para a inserção do indivíduo na sociedade, pois a partir desta experiência os homens vem deixando através de seus registros histórias e informações importantes garantindo a troca de experiências e leitura de mundo. Sendo assim permitindo a interação entre historias, lugares, culturas e experiências.
ETAPA 1
As práticas didáticas de Letramento e Alfabetização
Os assuntos retratados nesta ATPS foram observados na Escola Municipal Reinaldo Aguiar Freitas, e definiu-se que o problema estava na dificuldade de leitura e escrita de alguns alunos da terceira série do ensino fundamental.
Nesta escola possui uma sala com 26 alunos sendo 11 meninas e 15 meninos com idades entre 8 e 9 anos. Observando a sala em questões de leitura e escrita encontra-se em níveis semelhantes, ou seja, todos leem, entretanto falta compreensão daquilo que estão lendo. Quanto à escrita, ainda estão na fase de elaboração de frases. A maioria não consegue desenvolver uma produção textual com coerência. Em relação à matemática todos parecem gostar bastante, o que é positivo, a maioria domina adição, subtração e multiplicação, sendo a grande maioria tem dificuldades na divisão e na interpretação e resolução problemas matemáticos.
Em âmbito geral, pode-se afirmar que se instigados e estimulados essa turma reage positivamente, tornando mais desafiador o trabalho e também recompensador. Porem dentre os alunos observados foram identificados quatro alunos com problemas avançados na leitura e escrita. Sendo eles três meninos e uma menina, trata-se de Paulo, Henrique e Marcos de oito anos, José Pedro e Graziela de nove anos. Essas dificuldades vieram da falta de estímulos no ambiente familiar, que acabam por influenciarem de forma acentuada na aprendizagem, apresentando inúmeras dificuldades que impedem o desenvolvimento do ensino no ambiente escolar.
Convenhamos que a leitura na escola tem sido fundamentalmente, um objeto de ensino. Para que possa construir também objeto de aprendizagem, é necessário que faça sentido para o aluno, isto é, a atividade de leitura deve responder do seu ponto de vista, os objetivos de realizações imediatas. Partindo disso o corpo responsável da escola entrou em um acordo para realizar um projeto chamado de clube da leitura, sendo aplicado após o horário de aula com duração máxima entre uma ou duas horas. Abrindo exceções para sorteios de alunos não só com dificuldade, mas com interesses pessoais. Formando turma de no máximo 15 alunos, sendo realizados dois dias na semana. Contendo uma instrutora específica para manusear as aulas com conteúdo diversificados. Acompanhado por um planejamento realizado levando em considerações alguns critérios, sendo eles:
- A importância do elemento Lúdico no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, contribui de forma expressiva métodos diversificados, trazendo para esta aula o aprendizado através do brincar, por fazer parte da infância, e através deste possibilita um repertório de desenvolvimentos, seja na esfera cognitiva, quanto na social, biológico, motor e afetiva. Além de encontrar prazer e satisfação, jogando a criança se socializa e aprende, além de poder reproduzir sua realidade através da imaginação, expressando assim suas angústias, dificuldades, que por meio das palavras seria difícil. A ludicidade é um grande laboratório para o desenvolvimento integral da criança, que merece atenção dos pais e dos educadores, pois é através das brincadeiras que a criança descobre a si mesmo e o outro, além de ser um elemento significativo e indispensável para que a criança possa aprender com prazer, funcionando como exercícios úteis e necessários à vida.
- O papel do professor na prática pedagógica é de fundamental importância pôs possibilita como instrumento mediador de conhecimento, auxiliar o brincar como lúdico da educação que possa levar à criança a construção de um conhecimento significativo.
Para Oliveira (2008, pag.29) ao jogar e brincar, a criança relaciona-se com a realidade, constroem conhecimento, expressa suas necessidades e resolve conflitos. É por meio dessas ações físicas e mentais que o pensamento se desenvolve. De essa forma o brincar, juntamente com outras formas de representação, deve ser objeto de interesse de todos os envolvidos no processo educacional.
...