Competencias profissionais pedagogia
Por: cleideboldrin • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.845 Palavras (8 Páginas) • 446 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A
CLAUDIANE F. ALVES DOS SANTOS RA: 6809474796
CLEIDE DA SILVA RA: 6274244604
CRISTIANE F. ALVES PINTO RA: 6670414629
EDNOLIA DOS A. SANTOS RA: 6572287952
LIDIALIM ALVES LEANDRO RA: 6692425381
SONIA REGINA J. BARBOZA RA: 6277277269
Arte, Criatividade e Recreação
OSASCO
2015
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A
CLAUDIANE F. ALVES DOS SANTOS RA: 6809474796
CLEIDE DA SILVA RA: 6274244604
CRISTIANE F. ALVES PINTO RA: 6670414629
EDNOLIA DOS A. SANTOS RA: 6572287952
LIDIALIM ALVES LEANDRO RA: 6692425381
SONIA REGINA J. BARBOZA RA: 6277277269
Arte, Criatividade e Recreação
Trabalho de Atividades apresentado à disciplina arte, criatividade, recreação do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Osasco, orientação da Prof.ª Tassio Silva.
OSASCO
2015
De acordo com o artigo de Maria Jose Dozza Subtil, a introdução tem como objetivo abordar e refletir sobre as politicas para o ensino da arte na escola, analisando as leis e concepções de educação artística em diferentes momentos históricos.
Segundo Subtil, o que ainda prevalece nas escolas é a livre expressão, as comemorações referentes ao calendário escolar, (datas cívicas) e a polivalência como encaminhamento metodológico. (SUBTIL, 2011, p. 242).
A autora deseja expressar em linhas gerais, a importância da arte para as criança em seu desenvolvimento, porem ainda existe no contexto escolar questões relacionadas a desvalorização da disciplina de artes sendo inferiorizada em relação às outras disciplinas.
Portanto a autora tem como intenção apresentar, fragmentos da história do ensino de artes no Brasil desde o inicio pela pedagogia evangelizadora dos jesuítas no qual teve grande influencia na história da arte, passando pelas ideias artísticas e leis do século XX até as formulações dos PCNs decorrente da atual LDB.
No primeiro tópico referente teóricos inicias sobre a função da arte, a autora explica a importância da (re) humanização na arte, ou seja, da necessidade de superação dos limites, ou seja, arte humaniza e socializa tanto no processo de ensino aprendizado quando na sociedade em geral, seja ela desenvolvida através da dança, teatro, música, pintura, arte- educação e museus, nesse caso a escola deve oferecer um ambiente onde essas expressões, movimentos, possam ser exploradas. O contato com a arte por meio do desenho, da pintura dos jogos, do lúdico faz com que a criança selecione os aspectos de sua experiência e articulado com o legado cultural e quando estimulado a criança desenvolvera de forma progressiva e completa.
Já no segundo tópico, referente ao começo da historia, Subtil, contextualiza influencia dos jesuítas na catequização dos índios e a desconsideração de uma cultura já existente e a vinda da corte no qual houve uma mudança significativa panorama cultural brasileiro, autora nesse sentido deseja esclarecer que a história da arte está repleta de eventos do passado no qual teve uma grande influencia em nossa historias que é refletida ate hoje, que são apresentadas como parte de um movimento continuo fazendo com que assuma uma séria de formas.
No Terceiro tópico, autora explica o grande movimento como a semana de arte moderna no qual significou uma renovação cultural.
Nesse contexto a semana de arte moderna teve como proposito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura na música, o objetivo era romper com o passado e difundir novos conceitos.
Nesse contexto autora explica que educação sofreu influencias das pesquisas psicológicas divulgadas por psicólogos.
Segundo Subtil, a psicologia apregoava que a criança é um ser único e o ensino devia partir do interesse do aluno para satisfazer suas necessidades de autoafirmação como individuo singular. (SUBTIL, 2011, p. 245).
Nesse âmbito Historico, autora retrata que devido a livre expressão e a educação ativa houve uma grande influencia na criação das escolinhas de arte e na musica, tornando obrigatório nas escolas pelo canto orfeônico acentuando folclore e o nacionalismo.
No quarto tópico autora explica a grande tendência tecnicista voltada à valorização dos recursos tecnológicos no qual teve uma grande influencia voltada para a obrigatoriedade da educação artística, essa no qual se consolidou por meio da lei e diretrizes e bases nacional de número 5.962/71, tornado obrigatória à educação artística pela primeira vez na legislação brasileira.
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