TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Por:   •  8/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

NOME

BRUNA HELENA RAMOS

RA

2920603452

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Atividade Colaborativa

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Cristina de Moraes.

Anhanguera Educacional

2015

Aspectos relevantes sobre o desenvolvimento da oralidade da criança.

A oralidade deve ser trabalhada desde as séries iniciais com as crianças, ela já apresenta algum conhecimento oral e o que devemos fazer é estimula-la aproveitando esse conhecimento.

        A oralidade é um importante instrumento no processo de comunicação, ela tem aspecto fundamental em nossas vidas, é através da linguagem oral que nos socializamos, formamos pensamentos, construimos conhecimentos e adquirimos experiências e ingressamos ao mundo do conhecimento. A criança precisa ter a linguagem oral bem desenvolvida para saber interpretar e entender determinado assunto para saber responder tudo com lógica e clareza,

        É preciso ordenar o espaço e o tempo para que favoreça o desenvolver da linguagem oral, para que a criança possa vivenciar situações de comunicação na vida real.

        É necessário saber usar a linguagem em diversas situações do nosso cotidiano, como em uma simples conversa entre amigos, até em uma entrevista de emprego, falar em público em um seminário, entre outros dialogos.

        Portanto é preciso e necessário ensinar a criança a utilizar adequadamente o uso da linguagem oral.

Análise sobre a formação do leitor e do escritor.

Desde o início a escola tem que fazer com que as crianças participarem nos momentos de escrita e de leitura, também é indispensável que tenham à disposição ferramentas em escritos variados, a leitura de bons textos é necessário para que todos tenham oportunidade de conhecer vários gêneros e possam aprofundar-se nesse conhecimento.

        É fundamental que lhes seja proposto também algumas situações de produção que lhes ensinarão a desafiar a si mesmos a criar oralmente os textos escritos e após, serem contados para o professor, no decorrer da atividade, os problemas serão apresentados e os levarão a descobrir muitas novas características da língua escrita e aprenderão a se familiarizar com este ato da escrita, antes de saberem escrever de fato no sentido convencional.

Relevância do papel do professor no processo de ensino de leitura.

O papel principal para o ensino da leitura para o aluno é do professor, ele precisa saber levar o conhecimento de forma clara, simples e de uma forma divertida quando se tratar da pré-escola.

        É necessário fornecer meios e ferramentas para que professores melhorem suas abordagens de ensino da leitura e da escrita.

        O processo de leitura deve mobilizar aspectos não só linguísticos, mas aspectos cognitivos e sociais, três dimensões indissociáveis na linguagem.

        O professor tem o papel multiplicador de leitores, podendo e facilitando o processo, disponibilizando diferentes estratégias de leitura como exemplo, ativar o conhecimento prévio do aluno, extrair o que é relevante e essencial do que é pouco relevante; determinar o objetivo da leitura; criar expectativas ou, ainda, incentivar o aluno a fazer previsões ou hipóteses.

        Uma pergunta simples, porem com uma resposta que nos leva a pensar,  se é possível ensinar o aluno a ler, compreender e interpretar? A resposta é complexa, porque, na verdade, por trata-se de um processo cognitivo, depende também do engajamento do aluno, mas o professor pode mediar esse processo que é longo e deve ser permanente, o estudante, por sua vez, deve entender que é um processo de construção que depende muito dele.

Reflexão sobre a importância do ensino de estratégias que favoreçam a compreensão do texto que se lê.

O conhecimento prévio do leitor é indispensável no momento da leitura, pois ajuda na compreensão e interpretação do texto. Alguns conhecimentos como linguisticos, textual e verbal são ativados durante a leitura para uma compreensão efetiva, caso um desses conhecimentos falhe, automaticamente outro é ativado. Ler implica em uma atividade de busca de lembranças e conhecimentos armazenados na memória, os quais ajudam na construção textual e na interpretação.

        Nesse mundo virtual e tecnologico a escola e professores devem insentivar a leitura, como um meio de estratégia de resgatar o leitor e a escritor, perdidos no meio de tanta tecnologia, e que nos leva a falhar na escrita e na fala. Devemos nos atualizar tecnologicamente, mas nunca deixar ser dominado pelo modernismo tecnologico, devemos resgatar nossas fontes de sabedoria, que sempre esteve dentro de um livro, uma carta ou um artigo.

        O processo de leitura vai muito além da decodificação, para compreender o sentido das palavras e do mundo representado pelos riscos da escrita, precisamos relacionar as informações do texto com a realidade, na busca por objetivos e pela compreensão de ideias tanto concretas quanto abstratas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (167 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com