Conceitos Gerais sobre ferramentas para gerenciamento de projetos
Por: Sheila Pires • 5/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.624 Palavras (11 Páginas) • 363 Visualizações
SANTOS, Sheila Pires dos. Ferramentas para gerenciamento de Projetos. 2016. 16. Trabalho de Conclusão de Curso MBA em Gestão de Projetos - Universidade Norte do Paraná, Goianésia, 2016.
RESUMO
O trabalho descrito aqui visa mostrar a importância de se usar ferramentas de softwares pelos gerentes de projetos de pequenas e grandes empresas, mostrando o que são essas ferramentas e como elas podem ajudar em todo o processo de desenvolvimento do projeto até nas tomadas de decisão. Descrevendo de maneira simples e explicativa, este trabalho mostra algumas dessas ferramentas mais utilizadas no mercado atualmente, tanto de softwares livres quanto dos pagos, mostrando os melhores benefícios de cada software.
Para a realização do mesmo, foram realizadas algumas pesquisas bibliográficas, bem como em sites e revistas digitais, com o objetivo único de colocar diferentes visões acerca do trabalho.
Será descrito acerca do conceito e importância das ferramentas de software para o desenvolvimento de um projeto, mostrando algumas dessas ferramentas, tais como o OpenProj, Microsoft Project, Primavera 6, softwares para gerenciamento de multiprojetos, além de alguns exemplos do que pode ser feito nessas ferramentas de softwares.
Palavras-chave: ferramentas. Software. Gerentes. Projeto. Gerenciamento.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Diagrama de Gantt 13
Figura 2 – EAP 13
SUMÁRIO
1 Introdução 6
2 Conceitos gerais sobre ferramentas para gerenciamento de projetos 7
2.1 Tipos de ferramentas de software 8
2.1.1 Microsoft Project 9
2.1.2 Microsoft Openproj 13
3. Ferramentas para gerenciamento de múltiplos projetos....................................................... 10
3.1 GMP – Gerenciamento De Multiprojetos 10
3.2 Primavera P6 11
4 Escolhendo uma ferramenta de software 11
5 Exemplos 12
5.1Gráfico de Gantt................................................................................................................. 12
5.2 EAP – Estrutura Analítica do Projeto................................................................................ 13
6 Conclusão 14
Referências 15
Relatório De Submissão Ao Software Copyspider.................................................................. 16
1 INTRODUÇÃO
A área tecnológica é uma das que mais vem crescendo pelo mundo todo, ajudando e facilitando muitos trabalhos realizados pela maioria das empresas espelhadas por aí.
Sendo assim, muitas empresas vêm investindo no uso desses programas, cujos objetivos é melhorar o trabalho manual. No entanto, muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre como escolher uma ferramenta de software, saber como elas funcionam e como podem ajudar a empresa tanto no ganho de tempo quanto no aumento na geração de lucros.
Pensando em tentar sanar algumas dessas dúvidas, este trabalho tem como objetivo principal mostrar conceitos gerais sobre algumas das ferramentas mais conhecidas no mercado atualmente, apontando as principais características destes, a importância de cada um em determinado projeto, descrevendo as melhorias garantidas tanto para a equipe responsável pelo projeto quanto para a empresa de modo geral.
E assim, serão mostrados os conceitos gerais sobre algumas ferramentas de software disponíveis no mercado, suas características, como influenciam diretamente no desenvolvimento de um dado projeto, bem como pode influenciar o sucesso desse projeto.
2 CONCEITOS GERAIS SOBRE FERRAMENTAS PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS
A tecnologia tem estado presente em praticamente todas as atividades de uma empresa, principalmente nas grandes empresas, visto que estas necessitam atender uma demanda maior de clientes, necessitando da ajuda de softwares especializados para suprir suas necessidades.
Mas antes de entender o que são softwares de gerenciamento de projetos, é preciso entender o que é um projeto e o que é um gerenciamento de projetos. Segundo o PMBOK, 5ª edição, um projeto é um empreendimento único, que não se repete, possui uma duração determinada, precisa ser organizado de maneira formal, aplicado e estabelecido de forma a aplicar recursos com a visão de cumprimento dos objetivos previamente estabelecidos. Ainda no PMBOK, gerenciamento de projetos é aplicar conhecimento, ferramentas, habilidades e técnicas dentro das atividades que visão atender os requisitos de um projeto.
Segundo o PMBOK, as áreas do conhecimento para o gerenciamento do projeto incluem: Gerenciamento do Escopo, Tempo, Riscos, Integração, Recursos Humanos, Qualidade, Comunicação, Custos e Contratação e partes interessadas (esta área passou a fazer parte das áreas de conhecimento do PMBOK em sua 5ª Edição, em 2012). Dentre estas áreas, as mais determinantes para atingir os objetivos pretendidos do projeto são escopo, tempo, qualidade e custo, visto que o projeto precisa ser entregue de acordo com o escopo inicialmente predefinido, obedecendo ao prazo e custo definidos e com a melhor qualidade possível e adequada ao projeto. Já as áreas de aquisições e recursos humanos são necessárias para produzir
...