Conceitos e Contribuições e Pressupostos Ludicidade
Por: EmilyErika • 17/3/2016 • Relatório de pesquisa • 318 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
Conceitos e contribuições e pressupostos Imagens/Ilustrações/Fotografias
Ludicidade é: Definida pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos jogo, brinquedo e brincadeira
Vygotsky (1897-1934)- Foi um psicólogo bielo-russo e foi o primeiro na área do desenvolvimento na área intelecto da criança. Vygotsky- Contribuiu defendendo as necessidades e motivos da criança podendo ser considerado seus desejos.
Piaget (1896-1980)- Estudou Biologia na Suíça e dedicou-se a área de psicologia, epistemologia, educação e escreveu mais de cinquenta livros. Piaget- Contribuiu com a ideia de que cada ato de inteligência seria definido através de equilíbrio entre assimilação e acomodação.
Função educacional da ludicidade: Definida quando a pratica de jogo leva a criança desenvolver seus saberes, seus conhecimentos e sua visão de mundo.
Kishimoto (1996 )- Ele contribuiu com a ideia, que o lúdico é modificado de gerações em geração, de acordo com as transformações sociais e as necessidades de cada época. Sendo manifestado por meio do jogo, do brinquedo e da brincadeira. Que pode ser desenvolvidas em dois funções, lúdica e educacional. Kishimoto-
• Jogo: Regras, Competições, lazer, socialização, imaginação, dirigido e etc.
• Brinquedo: Objetos como bola, bonecas, carrinhos, dado e etc.
• Brincadeiras: Imaginação, faz de conta, socialização, lazer, diversão, regras, interação e etc.
Brincar é a expressão mais direta onde mostra que as crianças é um ser ativo, pronto para descobrir e experimentar novas e diferentes experiências e testam a todo o momento limites e regras. A partir do brincar as crianças fazem relação de dois mundos, o interno subjetivo corresponde o desejo e emoção, e o mundo externo que é objetivo lógico e real.
O ato de brincar contribui para a autoconfiança das crianças, autonomia, desenvolvimento psicomotor, influencia em sua relação com o mundo, expressa seus sentimentos e pensamentos, convivência com o próximo, espontaneidade, desafios e descobertas, brincam uma com a outra desenvolvendo seu lado afetivo para sua formação de autoimagem, comportamento social, construir e respeitar regras, onde são atitudes essenciais para viver em sociedade aceitando as diferenças.
...