Contribuições DA Educação Ambiental Na Educação Infantil Para A Construção De Valores E Princípios Da Cidadania
Por: Barbara Cristina • 22/11/2023 • Artigo • 2.300 Palavras (10 Páginas) • 82 Visualizações
Contribuições DA educação ambiental na educação infantil para a construção de valores e princípios da cidadania
Barbara Cristina da Silva Betim[1]
RESUMO
A falta do ensino da educação ambiental já na educação infantil é um problema social. A abordagem dessa temática dentro do ambiente escolar é o primeiro caminho, para que ocorra a sensibilização e o desenvolvimento de uma cultura consciente dos recursos naturais e do meio ambiente nas crianças. O presente artigo tem como objetivo uma análise das contribuições da educação ambiental, na educação infantil, para a construção de princípios e valores significativos na criança nas suas futuras práticas cidadãs. A metodologia utilizada nesta pesquisa é uma revisão bibliográfica, para levantar informações, a partir da crítica e teorias dos autores, e identificar tais contribuições, nessas abordagens de ensino da educação ambiental. Os estudos foram norteados pelo referencial teórico de autores como Medina e Santos (2008), Effting (2007), Vygotsky (1989) Tiriba (2005). Como resultado dessa pesquisa, pretende-se oportunizar uma reflexão, acerca da necessidade da temática ser mais debatida e incluída, desde a educação infantil, como uma forma da disseminação de princípios, valores e condutas educativas dentro e fora do ambiente escolar. Mais que o ensino de conceitos e teorias, é necessário que seja ensinado o respeito ao meio ambiente, além das consequências e os impactos de suas ações na natureza.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Infantil, Valores; Cidadania.
Introdução
Com o presente artigo pretende-se realizar uma análise bibliográfica sobre a importância da educação ambiental na educação infantil para a construção de saberes que valorizam princípios da preservação do meio ambiente e sociedade, refletindo sobre suas contribuições na construção de princípios e valores significativos para a criança nas suas práticas cidadãs.
A conscientização das crianças já nos seus primeiros anos de vida sobre a importância da preservação ambiental, tornou-se uma necessidade básica, para uma sociedade sustentável, pois isso pode contribuir na geração de adultos melhores e mais conscientes. A educação ambiental é uma peça fundamental e prática para inserir e desenvolver ações voltadas com essa temática no ambiente escolar, e deve ser articulada juntamente com técnicas pedagógicas, para que criança cresça com o desejo do cuidado e da preservação do meio ambiente dentro de si.
A prática da educação ambiental na escola, quando abordada da maneira correta é o início da construção do pensamento autônomo, ético e reflexivo dos alunos, então a inclusão dessa temática desde cedo, permite o desenvolvimento de uma cultura sustentável e de uma geração mais consciente, evidenciando seus papéis na luta pela preservação do meio ambiente e do nosso mundo.
Muitos dos aprendizados da infância de uma pessoa, são levados para toda a vida, então é necessário que seja oportunizado e valorizado saberes que a moldará e a ensinará como replicar suas ações com sua família e no futuro aplicar na sociedade as práticas de educação ambiental aprendidas em sua infância.
Para a pesquisa recorri a procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, em autores como Medina e Santos (2008), Effting (2007), Vygotsky (1989) Tiriba (2005), que buscam trazer um panorama acerca do tema educação ambiental no âmbito escolar, em especial na educação infantil.
O artigo divide-se em três seções: educação ambiental: conceitos, onde apresento conceitos de autores; concepções de aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir de Vygotsky a partir de sua relação com seu ambiente e cotidiano e a importância da educação ambiental por Tiriba que faz a relação direta da importância da educação ambiental desde a educação infantil.
educação ambiental: conceitos
Com o crescimento desenfreado do consumismo, dos desperdícios e dos grandes impactos ambientais atuais, a educação ambiental tem se tornado um tema urgente a ser implementado na escola desde a educação infantil, não apenas para a conscientização das crianças, mas para garantir um futuro harmonioso para o planeta e seus recursos naturais. Ensinar educação ambiental é muito mais que apenas apresentar a natureza e suas formas de vida, de acordo com Medina e Santos:
Não se trata de ensinar sobre a natureza, mas de educar “para” e “com” a natureza; para compreender e agir corretamente ante os grandes problemas das relações do homem com o ambiente; trata-se de ensinar sobre o papel do ser humano na biosfera para a compreensão das complexas relações entre a sociedade e a natureza e dos processos históricos que condicionam os modelos de desenvolvimento adotados pelos diferentes grupos sociais. A educação, por essência, é um investimento formativo humano, tanto nas particularidades pessoais como no âmbito da relação social coletiva. Desse modo, visto a partir de uma perspectiva crítica, transformadora e emancipatória, esse poderia ser um dos caminhos de enfrentamento dos problemas socioambientais. (MEDINA E SANTOS, 2008, p.25).
A educação ambiental traz conhecimentos indispensáveis para que o aluno entenda e dê a importância necessária para a natureza, segundo Sato (2003) a educação ambiental trata-se de um processo que reconhece os valores das inter-relações entre as pessoas e o meio ambiente, além de explicar os conceitos de forma clara e desenvolver habilidades e competências que podem modificar as atitudes de uma geração em relação a natureza e suas culturas.
Para Effting a educação ambiental é:
[...] a preparação de pessoas para sua vida enquanto membros da biosfera;· educação ambiental é o aprendizado para compreender, apreciar, saber lidar e manter os sistemas ambientais na sua totalidade;· educação ambiental significa aprender a ver o quadro global que cerca um problema específico – sua história, seus valores, percepções, fatores econômicos e tecnológicos, e os processos naturais ou artificiais que o causam e que sugerem ações para saná-lo;· educação ambiental é a aprendizagem de como gerenciar e melhorar as relações entre a sociedade humana e o ambiente, de modo integrado e sustentável;· a educação ambiental significa aprender a empregar novas tecnologias, aumentar a produtividade, evitar desastres ambientais, minorar os danos existentes, conhecer e utilizar novas oportunidades e tomar decisões acertadas .Educação ambiental é fundamentalmente uma educação para a resolução de problemas, a partir das bases filosóficas do holismo, da sustentabilidade e do aprimoramento. (Effting. 2007, p.11).
...