LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIA DISPONÍVEL PARA A CIDADANIA?
Por: Ana Patrícia S • 22/10/2020 • Trabalho acadêmico • 2.229 Palavras (9 Páginas) • 186 Visualizações
LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIA DISPONÍVEL PARA A CIDADANIA?
Ana Patrícia Pereira da Silva (Centro Universitário da Cidade- RJ)
Josefina Carmen Diaz de Mello (Professora Assistente do Centro Universitário da Cidade RJ/Doutoranda/UERJ)
RESUMO
Esta pesquisa é um recorte da monografia da primeira autora e que foi desenvolvida no curso de graduação de Pedagogia. A questão deste estudo focalizou: até que ponto o letramento pode contribuir para o exercício da cidadania dos alunos na Educação Infantil? O interesse por essa problemática surgiu ao observarmos que há profissionais que defendem que as crianças desse segmento devem ser alfabetizadas. Trabalhamos na perspectiva de uma Educação Infantil que compreenda a criança como uma cidadã de direitos e que mesmo não sabendo ler e escrever, ela precisa se familiarizar com as práticas sociais de escrita, em um contexto de letramento. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi de investigar a importância do letramento na Educação Infantil, e sua contribuição para o exercício da cidadania. O referencial teórico concentrou-se em Ferreiro (2001), Soares (1998, 2005) e Canivez (1998). Ferreiro (2001) e Soares (1998) defendem que, a criança que convive com o ambiente letrado, tem prontidão para atender às exigências sociais. Canivez (1998) ressalta que os professores conhecem os limites de sua ação junto a seus alunos e, por isso, a importância de se construir o respeito como base dos direitos sociais para o futuro cidadão. Esta pesquisa inseriu-se em um estudo de caso, onde foi feita uma entrevista com um supervisor escolar e um professor da Educação Infantil. Concluiu-se que o letramento na Educação Infantil pode ser uma das vias disponíveis para a construção da cidadania, na medida em que os profissionais da educação valorizem o poder do letramento para conduzir o progresso social da criança.
Palavras - chave: Cidadania, Letramento, Alfabetização, Educação Infantil.
LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIA DISPONÍVEL PARA A CIDADANIA?
Ana Patrícia Pereira da Silva (Centro Universitário da Cidade/RJ)
Josefina Carmen Diaz de Mello (Centro Universitário da Cidade/ Doutoranda –UERJ)
Introdução
Abordamos neste estudo, a importância do ambiente de letramento escolar para o desenvolvimento futuro da cidadania consciente dos alunos da Educação Infantil.
O foco deste estudo está concentrado no conceito de letramento, dentro da perspectiva de que letramento é muito mais que alfabetização. O interesse por pesquisar tal temática decorreu do fato de observarmos que muitas pessoas se alfabetizam, conseguem ler e escrever, mas não são necessariamente capazes de incorporar a prática da leitura e da escrita para se envolverem com as práticas sociais.
Assim, o objetivo desta pesquisa foi de investigar a importância do letramento no desenvolvimento da cidadania, considerando-se alunos da Educação Infantil. A questão deste estudo pretende saber: até que ponto o letramento pode contribuir para o exercício da cidadania dos alunos na Educação Infantil?
Sendo assim, o referencial teórico concentrou-se em Ferreiro (2001), Soares (1998) e Canivez (1998). Ferreiro (2001) defende que a criança, no ambiente letrado, acaba conhecendo a função social da escrita. Ou seja, ela tende a agir como alfabetizada. Soares (1998) diz que a criança, mesmo não sendo alfabetizada, pode ser letrada. Canivez (1998) aponta que a educação é desenvolver o que lhe diz respeito enquanto vive em uma comunidade, não apenas fazer e dizer o que é exigido dele, mas questionar por que isto é exigido.
Esta pesquisa inseriu-se em um estudo de caso, onde foi feita uma entrevista com um supervisor escolar e um professor da Educação Infantil.
Este artigo estruturou-se em duas partes. Na primeira, será tratado o conceito de letramento; na segunda, será discutida a relação possível entre letramento e cidadania na Educação Infantil, quando serão feitas as análises. No final, será desenvolvida a conclusão.
Através das falas dos entrevistados levaram ao entendimento de que o letramento na Educação Infantil pode ser uma das vias disponíveis para a construção da cidadania, na medida em que o professor e o supervisor escolar, saibam mediar o letramento e a alfabetização dos alunos.
1 - Conceito de Letramento
Segundo Aulete (1974 apud SOARES 1998, p. 16), a palavra letramento apareceu há um século atrás e com um sentido diferente de como é entendida hoje. Nesse dicionário, atribui-se como palavra antiga, com o significado de “escrita”, remetendo ao verbo “letrar” (“investigar, soletrando”). Atualmente, o sentido dado é diferente. Soares (1998) buscou a versão para o Português na língua inglesa “Literacy”, que significa “o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever” (SOARES, 1998, p. 17). Apesar de esse conceito não estar registrado nos dicionários brasileiros, entendemos como Soares (ibid) que se refere à condição adquirida pelo grupo ou pelo indivíduo, como resultado de ter-se apropriado da escrita.
Na sua análise, a autora Soares (1998, p. 44) explica que esse processo é muito mais que alfabetização. Ela enfatiza que letramento:
(...) é (...) o estado ou condição de quem interage com diferentes portadores de leitura e escrita, com diferentes gêneros e tipos de leitura e de escrita... Enfim: letramento é o estado ou condição de quem se envolve nas numerosas e variadas práticas sociais de leitura e de escrita.
Sendo assim, o indivíduo letrado não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita em seu cotidiano. Nesse caso, a criança ao ingressar na escola, já traz algum domínio de um tipo de prática social de leitura que se insere nesse conceito. Por exemplo, ela já tem dominado a leitura de jornais, revistas, rótulos, onde esse domínio será importante para o seu sucesso durante o processo de alfabetização.
Ferreiro (2001) ressalta que a alfabetização é um processo que começa em um determinado momento, mas encontra-se em constante construção, e é na Educação Infantil que se deve assumir a função social. Isso pode garantir a compreensão por parte das crianças daquilo que elas vivenciam, oferecendo condições para que descubram o mundo que as cerca, desenvolvendo, assim, diferentes formas de expressão. Segundo Ferreiro (2001), a descoberta de códigos escritos pela criança letrada tem significações para ela (gibis, livros, albúm de figurinhas).
...